“Ainda Estou Aqui” recebe 3 indicações ao Oscar

Ainda Estou Aqui fez história ao receber 3 indicações ao Oscar 2025, uma delas na categoria de melhor atriz para Fernanda Torres

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta quinta-feira, 23 de janeiro, a lista oficial dos indicados ao Oscar 2025. Entre os destaques está o filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, que conquistou três indicações: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres. Esta é a primeira vez que uma produção nacional disputa o prêmio de Melhor Filme, a categoria mais prestigiosa do cinema mundial.

Cena do filme Ainda Estou Aqui, indicado ao Oscar.
Ainda Estou Aqui se tornou um sucesso instantâneo de bilheteria e um marco para o cinema brasileiro |Foto: Reprodução/Sony Pictures

O feito histórico consolida Ainda Estou Aqui como uma das maiores conquistas do cinema brasileiro no cenário internacional, ficando atrás apenas de Cidade de Deus, que recebeu quatro indicações em 2004. Walter Salles também celebra sua segunda nomeação ao Oscar; a primeira foi em 1999, com Central do Brasil, indicado a Melhor Filme Internacional.

A trama do filme narra a vida de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, esposa do deputado Rubens Paiva, assassinado durante a ditadura militar no Brasil. A performance intensa e emocional de Fernanda já havia sido reconhecida no Globo de Ouro, onde venceu o prêmio de Melhor Atriz em Drama, surpreendendo críticos ao superar nomes como Demi Moore, Nicole Kidman e Kate Winslet. Curiosamente, a indicação ao Oscar de Fernanda Torres também reflete um marco familiar: sua mãe, Fernanda Montenegro, foi indicada em 1999 pela atuação em Central do Brasil.

Além disso, Ainda Estou Aqui já vinha acumulando elogios e prêmios, incluindo o prestigiado reconhecimento de Melhor Roteiro no Festival de Veneza. A produção não apenas reforça a relevância do cinema brasileiro no circuito global, mas também reafirma a capacidade do país de contar histórias marcantes e universais, mesmo abordando períodos difíceis de sua própria história.

Com as indicações, a expectativa cresce em torno do resultado da cerimônia de entrega do Oscar, que acontecerá em no dia 2 de março. Independentemente dos vencedores, Ainda Estou Aqui já deixou sua marca como um símbolo de resistência, talento e renovação para o cinema nacional.

O filme se tornou um fenômeno de bilheteria

Em menos de um mês desde sua estreia, em 7 de novembro de 2024, a produção alcançou a marca impressionante de 2 milhões de espectadores, tornando-se uma das maiores bilheteiras do cinema nacional desde o início da pandemia de Covid-19.

Mesmo em um cenário de forte concorrência, o longa conseguiu se destacar. Em um fim semana durante o mês de novembro de 2024, o filme arrecadou R$ 8,9 milhões e atraiu 390 mil espectadores, e superou títulos como o musical Wicked, estrelado por Ariana Grande e Cynthia Erivo, e Gladiador II, protagonizado por Paul Mescal e Pedro Pascal.

Desde a estreia, o desempenho de bilheteria tem sido consistente. Apenas 11 dias após o lançamento, o filme já havia alcançado 1 milhão de espectadores, com uma arrecadação total de R$ 23,5 milhões, conforme dados da Comscore.

No primeiro fim de semana, a produção liderou as bilheteiras nacionais, somando R$ 8,6 milhões e atraindo 358 mil pessoas aos cinemas, o que representou 27% de toda a bilheteria no período.

Recordes e liderança nacional

Além de seu sucesso internacional, com indicações ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, Ainda Estou Aqui também já se consolidou como o filme de maior público dirigido por Walter Salles. Com 1,7 milhão de espectadores acumulados até o fim de novembro, o longa superou o recorde anterior de Central do Brasil (1998), que atraiu 1,6 milhão de pessoas nos cinemas brasileiros.

O orçamento de R$ 8 milhões, aliado à direção experiente de Salles e ao roteiro impactante, garantiu um espaço de destaque para o longa entre as produções nacionais. No ranking das maiores estreias nacionais de 2024, Ainda Estou Aqui já ocupa a terceira posição, atrás apenas de Nosso Lar 2: Os Mensageiros e Os Farofeiros 2.

Sucesso nos cinemas e nas redes sociais

Duas semanas após vencer o Globo de Ouro como Melhor Atriz em Drama, Fernanda Torres participou do Jimmy Kimmel Live, atraindo mais de 3,5 milhões de visualizações no Instagram do programa, um número muito superior a outras celebridades como Selena Gomez, que alcançou 450 mil visualizações na mesma plataforma.

A mobilização dos brasileiros foi destaque, com mensagens de apoio e orgulho lotando as redes sociais. Essa “tropa digital” já havia mostrado sua força em outras ocasiões, como quando uma foto da atriz no perfil do Globo de Ouro atingiu 1 milhão de curtidas em 24 horas e ao invadir publicações pedindo o discurso de agradecimento da atriz. Até críticas negativas não passaram despercebidas: brasileiros reagiram com provocações bem-humoradas ao crítico francês Jacques Mandelbaum, do Le Monde, e ao programa argentino Vamos Las Chicas, que satirizou Fernanda.

Esse engajamento contrasta com 1999, quando Central do Brasil representou o Brasil no Oscar sem o impacto das redes sociais. Hoje, o fenômeno digital dos brasileiros chama a atenção internacional, e a dúvida que persiste é se essa mobilização influenciará na votação da Academia. De qualquer forma, o sucesso de Fernanda e de Ainda Estou Aqui reflete o talento e o entusiasmo em celebrar o cinema nacional em escala global.

Leia também: Qual a fortuna de Walter Salles, diretor do filme “Ainda Estou Aqui”?

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