A Walt Disney divulgou lucros que superaram as previsões de Wall Street nesta quinta-feira (14/11), graças ao sucesso do filme da Marvel Deadpool & Wolverine, que foi muito bem nas bilheteiras durante o verão. A empresa também apresentou uma previsão positiva para o próximo ano. As ações da Disney subiram 2,3% no pré-mercado após o anúncio.
Para o ano fiscal de 2025, a Disney espera um crescimento de lucros ajustados por ação de um dígito alto, mesmo com investimentos de cerca de US$ 8 bilhões. A empresa também planeja recomprar US$ 3 bilhões em suas próprias ações. O sucesso nos cinemas ajudou a compensar a queda na receita das divisões de Experiences e Sports. O público menor nos parques internacionais afetou os resultados, e a ESPN teve custos mais altos com programação e produção.
No quarto trimestre fiscal, que terminou em setembro, a Disney reportou lucros ajustados por ação de US$ 1,14, superando as previsões de US$ 1,10, segundo analistas consultados pela LSEG. A receita totalizou US$ 22,6 bilhões, um pouco acima das expectativas de Wall Street, que eram de US$ 22,45 bilhões. A receita operacional cresceu 23% em relação ao ano passado, alcançando quase US$ 3,7 bilhões.
Bob Iger, CEO da Disney, que voltou ao cargo em novembro de 2022 depois de se aposentar, fez cortes significativos de custos e se concentrou em melhorar as áreas de cinema e TV da empresa após um período difícil. “Com os avanços que fizemos, superamos um período de desafios e estamos bem posicionados para crescer e otimistas com nosso futuro”, disse Iger em um comunicado.
A Disney também anunciou que nomeará um novo CEO até o início de 2026, que substituirá Iger, que foi reintegrado após a demissão do CEO anterior pelo conselho da empresa.
O lucro operacional da unidade de entretenimento, que inclui cinema, TV e streaming, mais que dobrou, chegando a US$ 1,1 bilhão no trimestre. Esse crescimento foi impulsionado pelo sucesso de Only Murders in the Building, comédia do Hulu indicada ao Emmy, e pelos filmes de verão, como Deadpool & Wolverine, o primeiro filme da Marvel com classificação R, e Alien: Romulus. Deadpool arrecadou US$ 1,3 bilhão nas bilheteiras globais.
O Disney+, principal serviço de streaming da empresa, atingiu 122,7 milhões de assinantes fora da Índia, com um aumento de 4,4 milhões em relação ao trimestre anterior. A Disney também intensificou a luta contra o compartilhamento de senhas desde setembro. Disney+, Hulu e ESPN+ geraram um lucro operacional de US$ 321 milhões no trimestre, marcando o segundo trimestre consecutivo de lucro para os serviços de streaming.
O segmento de Experiences da Disney, que inclui os parques e produtos de consumo, teve uma queda de 6%, com receita de US$ 1,66 bilhão. A empresa também registrou uma queda de 32% na receita dos parques internacionais, devido aos custos com novas atrações e competições em Paris após as Olimpíadas.
Na área de Sports, que inclui a ESPN e o negócio Star India, a receita operacional caiu 5%, para US$ 929 milhões. A ESPN teve um aumento nos custos de programação e produção devido às transmissões de futebol americano universitário. Além das previsões para o ano fiscal de 2025, a Disney também espera um crescimento de dois dígitos no lucro por ação ajustado nos anos fiscais de 2026 e 2027. “Com tudo isso, nossas estratégias estão funcionando bem e sabemos para onde elas vão nos levar”, disse Hugh Johnston, CFO da Disney, em uma entrevista.
“Deadpool & Wolverine” liderou as bilheteiras no Brasil e nos EUA
O filme Deadpool & Wolverine permaneceu no topo das bilheteiras brasileiras no último fim de semana, apesar de ter registrado uma queda de 38,3% em seu faturamento em comparação à semana de estreia. As animações Meu Malvado Favorito 4 e Divertida Mente 2 ocuparam o segundo e terceiro lugares, respectivamente, de acordo com dados da Comscore. As estreias O Exorcismo e Blackpink World Tour completaram as cinco maiores bilheteiras da semana.
O faturamento total dos cinemas brasileiros entre 1º e 4 de agosto foi de R$ 44,9 milhões, representando uma redução de 34,6% em relação ao fim de semana anterior. O público de 1,96 milhão de pessoas também sofreu uma queda de 36,1%.
Além disso, a Disney foi o primeiro estúdio do ano a ultrapassar a marca de US$ 3 bilhões em bilheteiras globalmente, impulsionada pelas estreias de Divertida Mente 2 e Deadpool & Wolverine nas semanas anteriores.
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