O Spotify revelou nesta quarta-feira (4), às 10h, os dados mais aguardados pelos seus usuários: a Retrospectiva 2024. Através da iniciativa, a plataforma disponibiliza um resumo completo das preferências musicais de cada ouvinte ao longo do ano.
Com 13 stories interativos, é possível visualizar quais foram as músicas mais tocadas, os artistas mais escutados, os álbuns mais queridos e diversos outros insights sobre os hábitos de consumo musical de cada usuário.
Além de proporcionar uma experiência divertida e nostálgica, a retrospectiva oferece dados valiosos sobre os gostos musicais da audiência, permitindo que o Spotify personalize ainda mais suas recomendações e crie experiências mais relevantes para cada usuário.
Dentre os dados coletados ao longo do ano, os usuários tem a chance de lembrar os seguintes itens:
- os minutos de conteúdos ouvidos;
- o dia em que o usuário mais escutou;
- o número de músicas tocadas no ano;
- a música mais ouvida em 2024;
- o pódio das cinco musicas mais ouvidas em 2024;
- os gêneros musicais mais ouvidos;
- a quantidade de artistas ouvidos;
- o artista mais ouvido;
- o ranking de cinco artistas mais escutados no ano.
Além de exibir o Top 5 de artistas e músicas mais ouvidas ao longo do ano, desta vez, os ouvintes podem mergulhar mais fundo nas músicas que o acompanharam em 2024, dando acesso aos Top 100 Músicas e aos Top 20 Artistas.
Outros recursos inéditos ainda permitem que os usuários do Spotify compartilhem suas diferentes fases musicais que definiram o ano, além de uma playlist de videoclipes musicais. Confira mais detalhes abaixo.
A retrospectiva Spotify 2024 traz novidades
Sua jornada musical: uma nova experiência de dados que destaca suas preferências musicais em 2024, permitindo que você descubra as fases musicais que marcaram seu ano de forma única. Os usuários podem receber até três fases musicais distintas.
Sua playlist de jornada musical: a história dos seus dados também se transforma em uma playlist personalizada, disponível no feed da Retrospectiva na Home. Ela inclui suas músicas favoritas, além de novas faixas que se encaixam no seu gosto.
Seu artista principal reimaginado: os usuários poderão ver qual artista dominou seu ano, com base nos dias em que ouviram mais suas músicas, além de um ranking mostrando os ouvintes que estão entre os percentuais mais altos para esse artista.
Sua playlist de videoclipes musicais: neste ano, usuários Premium terão uma playlist personalizada com os videoclipes dos seus artistas mais amados, tudo reunido em um único lugar.
Além do Top 5: os ouvintes poderão explorar ainda mais sua música do ano, com acesso ao Top 100 Músicas e aos Top 20 Artistas, que podem ser adicionados à “Sua Biblioteca” e curtidos como uma playlist.
Seus clipes de artistas: os usuários poderão receber vídeos de alguns dos seus artistas favoritos como parte da experiência personalizada da Retrospectiva, recompensando os fãs que os acompanharam durante todo o ano. Artistas como Peso Pluma, Billie Eilish, Usher, Sabrina Carpenter, Karol G, Thiaguinho, Ludmilla, Pabllo Vittar, Henrique & Juliano, Jorge & Mateus, Lauana Prado, entre outros, fazem parte dos clipes.
Seus clipes de podcasters: os ouvintes também poderão assistir a mensagens curtas de alguns dos seus criadores de podcast favoritos, como Anything Goes with Emma Chamberlain, Crime Junkie, Distractible, Diary of a CEO, Não Inviabilize, Inteligência Ltda, Podpah, Psicologia na Prática, Jota Jota Podcast, entre outros, compartilhando como foram ouvidos durante o ano.
Destaques gerais no Spotify
Além de apresentar a jornada musical personalizada de cada usuário, a plataforma de streaming também compartilhou os resultados coletivos de 2024, revelando as preferências gerais dos ouvintes ao redor do mundo.
Esses dados abrangem tanto o cenário internacional, com as músicas e artistas mais populares globalmente, quanto o cenário nacional, mostrando quais foram os maiores sucessos e as tendências que dominaram a música no Brasil.
Dessa forma, os usuários podem explorar as escolhas musicais do ano não só no nível pessoal, mas também em um contexto mais amplo, observando as preferências de diferentes culturas e regiões.
Por todo o mundo
Entre os principais destaques internacionais deste ano, o Spotify revela que Taylor Swift se destacou como a artista mais ouvida de 2024, alcançando esse feito pela segunda vez consecutiva. Isso demonstra não apenas a continuidade do sucesso da cantora no cenário musical global, mas também a sua capacidade de cativar e manter uma base de fãs fiel, o que lhe garantiu o topo das paradas pela segunda vez seguida.
A marca reflete a popularidade contínua de seus lançamentos e o impacto de sua música no público ao redor do mundo ao longo do ano. Além disso, Taylor Swift faturou impressionantes US$ 1 bilhão em 2024, impulsionada pelos recordes de sua turnê “Eras”.
No Brasil
No Brasil, a dupla sertaneja Henrique e Juliano se destaca como um dos artistas mais escutados no Spotify em 2024, ocupando a liderança no ranking geral de reprodução musical. O sucesso dos irmãos vai além das faixas individuais, pois eles também dominam as paradas de álbuns mais ouvidos no país.
Seu álbum “To Be (Ao Vivo em Brasília)” ocupa a primeira posição, enquanto outro grande sucesso da carreira da dupla, “O Céu Explica Tudo (Ao Vivo)”, figura em segundo lugar. Esses resultados refletem a enorme popularidade e o impacto da música sertaneja no público brasileiro, consolidando a dupla como uma das mais influentes no cenário musical atual.
O impacto do Spotify no mercado brasileiro
As receitas geradas por artistas brasileiros no Spotify aumentaram mais de quatro vezes desde 2018, atingindo R$ 1,2 bilhão em 2023. Nos últimos meses de 2024, o Brasil impulsionou ainda mais esse crescimento, apresentando um desempenho muito positivo para a indústria musical como um todo.
Esse crescimento superou as expectativas da empresa. “No ano passado, o Brasil vivenciou um processo de aceleração muito significativo. Nos relatórios trimestrais de nossa equipe financeira, observamos mudanças consideráveis no crescimento, que foi além do que prevíamos”, afirma. Em 2023, as receitas aumentaram 27% em relação ao ano anterior.
Esse resultado é atribuído ao fato de 2023 ser o primeiro ano sem restrições relacionadas à pandemia. O setor musical, de shows e eventos foi severamente afetado pelo isolamento social, mas em 2023, as atividades voltaram a ser realizadas regularmente, o que contribuiu para um ano próspero para toda a indústria, de acordo com Pate.
Em 2023, o Spotify pagou US$ 9 bilhões à indústria musical. O catálogo de artistas independentes e de gravadoras independentes representou cerca de metade da receita gerada pela plataforma no ano. No Brasil, mais de 70% das receitas obtidas por artistas brasileiros no Spotify vieram de artistas ou gravadoras independentes.
No mesmo ano, as músicas de artistas brasileiros foram reproduzidas quase 10 bilhões de vezes por usuários do Spotify pela primeira vez. Pate destaca que esse dado positivo contribui para a melhoria das condições dos músicos, pois ao serem mais ouvidos na plataforma, eles recebem mais, o que lhes permite investir em novas produções e atrair mais consumidores. Esse é um ciclo benéfico tanto para o Spotify quanto para os artistas.
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