[anhembi_header_banner]

Startup brasileira premiada por Bill Gates impulsiona doações corporativas em 2024

Premiada pela Fundação Bill Gates, a startup brasileira Ribon desenvolve uma plataforma para doações corporativas com grande impacto social

Desde o lançamento em 2020, o Social Good Startup Program desenvolvido pela Blackbaud (NASDAQ: BLKB) apoiou 69 startups na criação e implementação de tecnologias que maximizam o impacto social no mundo. E a Ribon, que oferece uma solução para doações corporativas, foi a primeira brasileira selecionada para participar do projeto. 

Bill Gates -Startup
Startup já recebeu premio da fundação de Bill Gates – Foto: REUTERS / Stephanie Lecocq

Após o incentivo, a empresa tem a expectativa de, no período de um ano, mobilizar aproximadamente R$ 7,5 milhões e impactar a vida de três milhões de pessoas.

Startup já recebeu premio da fundação de Bill Gates

A startup, que já foi considerada uma das 10 tecnologias de doação mais inovadoras do mundo pela Bill & Melinda Gates Foundation, inovou e transformou seu aplicativo de doações em um benefício corporativo. O modelo funciona da seguinte forma: a empresa coloca o seu orçamento de doação e define os projetos que quer apoiar. 

O recurso então é transformado em tickets doação, distribuídos gradualmente para que os funcionários doem para os projetos selecionados durante o ano inteiro, numa interface otimizada para gerar maior percepção do impacto causado em cada doação. 

Projeto do Social Good Startup Program tem seis meses de duração e, ao longo desse período, a Blackbaud fornece à Ribon benefícios como mentoria e acesso a ferramentas de software de ponta “Esses recursos permitirão que a Ribon aperfeiçoe sua tecnologia rapidamente e adapte às melhores práticas de mercados mais avançados ao cenário brasileiro”, afirma Rodeiro, cofundador e CEO da Ribo

“Com isso, queremos estabelecer um novo patamar de engajamento e impacto para doações realizadas por empresas, transformando a cultura de doação corporativa no Brasil”, complementa. 

Impacto no mercado 

O novo passo pode impactar significativamente o mercado brasileiro. “Acreditamos que teremos pelo menos 15 novas empresas parceiras, impulsionando a Cidadania Corporativa e Responsabilidade Social Corporativa (RSC) das organizações. Além disso, existe uma projeção do envolvimento de 300 mil pessoas em doações, beneficiando 60 diferentes projetos de alto impacto”, afirma. 

Segundo dados do relatório Giving USA, divulgado em junho de 2024, os Estados Unidos arrecadaram US$ 557.16 bilhões em 2023, e desses, US$ 36,55 apenas com contribuições corporativas. Já no Brasil, um levantamento da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) mostrou que o total doado no ano passado foi de R$ 474,9 milhões, considerando todos os tipos de origem. 

Ainda que todo esse montante fosse cedido por empresas – o que não é o caso – o valor seria quase 400 vezes menor em comparação aos EUA. 

Segundo Rodeiro, alguns fatores explicam por que os americanos doam  desproporcionalmente mais. No Brasil, as ações são muito mais em caráter emergencial do que uma cultura, como recentemente no enfrentamento às enchentes no Rio Grande do Sul (RS). Outras razões para o mercado americano doar mais incluem incentivos fiscais, demandas de investidores e principalmente, tecnologia. 

O que são startups? 

Startups são empresas emergentes, geralmente em estágio inicial, que buscam desenvolver soluções inovadoras para problemas do mercado. Elas se caracterizam por sua flexibilidade, estrutura enxuta e grande potencial de crescimento rápido. 

Startups
As startups chegam como um modelo disruptivo de negócios – Foto: Reprodução/Canva

Diferente de empresas tradicionais, as startups operam com um modelo de negócios escalável, ou seja, podem aumentar sua receita sem a necessidade proporcional de expandir os custos.

Essas empresas costumam estar ligadas à tecnologia, mas podem atuar em qualquer setor. Seu foco principal é testar novas ideias e modelos, adaptando-se rapidamente ao feedback do mercado para garantir o sucesso. Financiamentos externos, como venture capital e investidores-anjos, são comuns para ajudar na expansão.

Startups visam conquistar rapidamente fatias significativas de mercado, transformando-se em grandes empresas ou sendo adquiridas por corporações maiores. Sua capacidade de inovação e de adaptação às mudanças as torna protagonistas em mercados em constante evolução.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal