Governo suspende leilão para importar arroz do Mercosul após a alta de preços

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou a suspensão do leilão planejado para importar arroz do Mercosul, após um aumento de quase 30% no preço do produto. A iniciativa visava adquirir arroz do Paraguai, Uruguai e Argentina sem a aplicação de impostos, com o objetivo de vender a mercadoria no Brasil por até R$ 4.

No entanto, a especulação no mercado impediu o Governo Federal de realizar a transação e cumprir essa promessa de preço.

“A data de realização será publicada oportunamente”, disse a companhia em comunicado da Diretoria de Operações e Abastecimento direcionado às Superintendências Regionais, às bolsas de mercadorias e demais interessados.

Primeiro Leilão de Importação de Arroz da Safra 2023/2024

O primeiro leilão para importar até 104.034 toneladas de arroz da safra 2023/2024 estava programado para terça-feira, 21 de maio. De acordo com a Medida Provisória 1.217/2024, a compra seria realizada por meio de leilões públicos ao longo de 2024.

Os primeiros estados a receberem as remessas incluíam Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Pará e Bahia, conforme a portaria conjunta do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério da Fazenda nº 3/2024.

O valor total da operação foi estabelecido em R$ 416.140.000. O arroz importado deveria ser descarregado nos portos de Santos (SP), Salvador (BA), Recife (PE) e Itaqui (MA).

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você