Ainda que a aposentadoria esteja difícil, apenas 19% dos brasileiros têm reserva financeira

Mesmo diante a dificuldade da aposentadoria, apenas 19% dos brasileiros têm alguma reserva financeira para essa fase da vida. No entanto, 41% esperam não depender apenas do INSS. Segundo a Anbima, a geração X (pessoas de 43 a 62 anos) é a mais preocupada em usar o retorno de investimentos para a aposentadoria.

Nos Estados Unidos, os mais jovens estão mais preparados para a aposentadoria. De acordo com um relatório da Goldman Sachs Asset Management, a geração Z (16 a 27 anos) e os millennials (28 a 42 anos) começam a se preparar mais cedo, enquanto a geração X e os baby boomers (mais de 63 anos) enfrentam dificuldades em recuperar o tempo perdido.

O relatório revela que 67% dos millennials e 60% da geração Z têm um plano personalizado para aposentadoria. Por outro lado, 45% da geração X e dos baby boomers dizem que suas economias estão atrasadas. Os jovens da geração Z economizaram, em média, US$ 29 mil (cerca de R$ 155 mil) para a aposentadoria, e 68% acreditam estar no caminho certo.

Brasileiros acima dos 40 anos estão mais preocupados

Apenas 19% dos brasileiros não aposentados têm alguma reserva financeira para a aposentadoria, segundo a Anbima. Entre os investidores, muitos destinam os retornos para lazer, com a geração X destacando-se por usar os rendimentos para a aposentadoria. A necessidade de ajudar os pais na velhice é uma preocupação crescente, incentivando a geração X a investir para não depender de ninguém no futuro.

Myrian Lund, planejadora financeira, observa que pessoas acima dos 35 anos já estão se preocupando com o futuro para não repetir a situação dos pais. Enquanto 41% dos não aposentados esperam não depender do INSS, 93% dos aposentados usam a previdência pública. A desconfiança em relação ao INSS é um dos motivos que fazem os jovens brasileiros não se preocuparem tanto com a aposentadoria.

Ou seja, considerando este fator, é essencial começar a investir cedo para aproveitar os benefícios dos juros compostos. A falta de conhecimento financeiro e o desinteresse em investir na previdência pública ou privada são barreiras que precisam ser superadas, principalmente entre os jovens. Este conteúdo tem objetivo informativo e não assegura resultados futuros ou isenção de riscos.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você