Estimativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) prevê movimentação de R$ 4,4 bilhões
As vendas em shoppings neste ano para a semana do Dia dos Namorados estarão a todo vapor. É o que diz o levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), realizado entre os dias 24 e 28 de maio, que prevê um crescimento de 4,2% em relação ao ano passado. A estimativa é de R$ 4,4 bilhões movimentados.
A previsão também diz que se espera que o gasto médio seja de R$220,49, um aumento de 3,7% por cento se comparado com 2023.
Para o público masculino, os itens mais procurados nas compras são: calçados, com 65% ; perfumaria e cosméticos, com 65%; vestuário, também com 65%; artigos esportivos, com 63%; relógios e acessórios, com 59% e bebidas, 30%.
Já para as mulheres, os itens que mais se destacam são: perfumaria e cosméticos, com 87%; joalheria, com 77%; vestuário, com 73%; chocolates e doces em geral, com 71%, calçados, com 69% e bolsas e acessórios, com 65%.
Setor está otimista com Dia dos Namorados
O levantamento também aponta que 81% dos shopping centers estão empolgados com as vendas este ano, e 68% dizem esperar um maior número de visitantes.
Em comunicado à imprensa, o presidente da Abrasce, Glauco Humai, entende que mesmo com o cenário positivo, algumas questões podem atrapalhar no consumo.
“O cenário econômico atual e o endividamento das famílias são alguns dos fatores externos que podem limitar o consumo na data comemorativa. No entanto, mesmo com essa percepção, os shoppings estão otimistas com a expectativa de aumento de público e de vendas e esperam bons resultados para o período”.