Após três meses de estagnação, PIB registra crescimento e economia mostra sinais de recuperação impulsionada pelo setor de serviços
Após estagnação de três meses, a economia brasileira voltou a crescer. De acordo com o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,8% em comparação ao trimestre anterior.
Os economistas previam uma alta de 0,7% de janeiro a março, em comparação com os três meses anteriores, então o resultado foi ainda maior. Vale ressaltar que no último trimestre do ano passado, o PIB paralisou e ficou no zero a zero.
Essa variação interrompe a sequência de dois trimestres de estabilidade da atividade econômica. O PIB brasileiro foi de R$ 2,7 trilhões no primeiro trimestre de 2024.
Segundo os dados do Boletim Focus, espera-se um avanço de 2,05% da economia nacional neste ano. Contudo, o último relatório divulgado pelo Banco Central prevê alta de 1,9%.
Vale ressaltar que o resultado do PIB recebeu grande influência do setor de serviços, visto que registraram um desempenho crescente. O segmento avançou cerca de 3%, graças às atividades de informação e comunicação, comércio e outras atividades de serviços.