Setor da joalheria está passando por dificuldades por conta do preço do ouro no segundo trimestre
O setor da joalheria está passando por dificuldades devido aos preços recordes do ouro no segundo trimestre. O índice de vendas apresentou fortes quedas, os piores resultados desde a pandemia de Covid-19.
A compra de joias, maior segmento da demanda mundial do metal, caiu 49% interanual para 390,6 toneladas, de acordo com dados fornecidos pelo Conselho Mundial do Ouro (CMO).
“Os altos preços do ouro tiveram um impacto sobre a demanda de joias, que está fortemente correlacionada,” indicou à AFP Krishan Gopaul, analista da entidade.
Preço do ouro impacta a demanda
A queda nas compras de joias pesou sobre a demanda mundial do metal entre os meses de abril e junho, que caiu 6% interanual para 929 toneladas. Esse é o segundo pior trimestre desde 2020, quando o setor foi fortemente atingido pela pandemia de Covid-19.
A demanda por joias também diminuiu em valor em dólar, pois a alta do preço do metal precioso não compensou a queda dos volumes. No mês de maio, o metal atingiu a máxima histórica de 2.450 dólares (aproximadamente 13.835 reais) a onça.
Na China, um dos principais mercados consumidores, as compras de joias caíram 35% interanual no segundo semestre, devido à alta de preços e à desaceleração econômica.