Brasil está no top 10 com melhor avaliação por imigrantes do ponto de vista financeiro
O sonho de morar fora do país é comum para muitas pessoas, seja para conhecer uma nova cultura, buscar melhor qualidade de vida ou por motivos profissionais. Anualmente, a InterNations realiza um levantamento para identificar os lugares com os melhores custos de vida para imigrantes, baseado na análise de estrangeiros que vivem nesses países.
Para elaborar um ranking, a plataforma entrevista profissionais que vivem e trabalham em um país estrangeiro, os chamados expatriados. Ela avalia três principais critérios em uma escala que vai de “muito ruim” a “muito bom” (nota 7). Os pontos avaliados são:
- Custo de vida geral
- Satisfação com a situação financeira
- Se o rendimento familiar disponível é suficiente para levar uma vida confortável
Melhores países para imigrantes
O líder do ranking é o Vietnã, classificado por 86% dos expatriados com um custo de vida favorável, e metade deles classificando como “muito bom”. Mais de dois terços afirmaram que o rendimento familiar disponível é suficiente para viver tranquilamente.
Em segundo lugar está a Colômbia, que perdeu a primeira colocação por apenas 1 ponto percentual. 85% dos expatriados que participaram da pesquisa classificaram o custo de vida como “muito bom”. Em terceiro lugar está a Indonésia, com 72% dos entrevistados dando nota máxima.
O Brasil ocupa a 9ª posição no ranking. A boa colocação do país ocorre mais pelo critério de satisfação com a situação financeira da família do que pelo custo de vida, considerado o pior entre os latino-americanos do ranking, como Colômbia, Panamá e México.
Veja o ranking dos países com melhor custo de vida: