A famosa “taxa das blusinhas”de 20% começa a valer a partir de sábado (27)

A partir de 1º de agosto, compras internacionais feitas pela internet de até 50 dólares terão uma nova taxa de 20%, conhecida como “Taxa das blusinhas”. No entanto, algumas plataformas online, como AliExpress e Shopee, vão começar a cobrar essa taxa já neste sábado, dia 27 de julho.

A AliExpress explicou que precisa de tempo para ajustar as declarações de importação conforme a nova regra. A Shopee afirmou que começará a cobrar a taxa neste sábado porque os pedidos feitos até essa data terão a Declaração de Importação de Remessas emitida a partir de 1º de agosto.

A Shopee também informou que 90% dos produtos vendidos na plataforma são de varejistas brasileiros, então apenas 10% dos consumidores serão afetados. Já a Shein anunciou que vai seguir a legislação e só começará a cobrar a taxa à meia-noite de 1º de agosto. E até o momento, a Amazon ainda não informou quando começará a aplicar a taxa.

Leia também: “Taxa das blusinhas” é aprovada pelo Senado e volta para aprovação final da Câmara

O que muda das compras anteriores?

Antes, compras de até 50 dólares estavam isentas da taxa se os sites participassem do Programa Remessa Conforme, mas pagavam 17% de ICMS, um tributo estadual. Agora, além dos 17% de ICMS, será adicionada a nova taxa de 20%, totalizando 37% em impostos. Por exemplo, uma compra de 50 dólares custará mais de 72 dólares no final.

O projeto de lei foi sancionado em junho pelo presidente Lula, após aprovação no Congresso, e não afetará a compra de medicamentos.

O secretário da Receita Federal, Robson Barreirinha, disse que o governo só saberá quanto vai arrecadar com a nova taxa após o início da cobrança. A projeção de arrecadação será divulgada no Relatório Bimestral de Receitas e Despesas em setembro.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você