Televisores, tênis e smartwatches estão entre os produtos mais buscados no mês olímpico
As Olimpíadas têm um impacto significativo no comportamento de consumo dos brasileiros, refletido nas buscas por produtos esportivos e eletrônicos no Buscapé, principal comparador de preços do Brasil. Um levantamento da companhia comparou as buscas e preços de diversas categorias entre os dias 1º e 30 de julho e o mesmo período de junho, revelando tendências de consumo influenciadas pelo evento global.
Quais os itens mais procurados durante as Olimpíadas?
Os dados mostram que, durante o mês dos Jogos Olímpicos, iniciados em 26 de julho, houve um aumento significativo na procura por televisores. O desejo de assistir aos jogos em alta resolução impulsionou um crescimento de 15,13% nas buscas por esses aparelhos, enquanto o preço mediano caiu 4,14%.
Nas categorias relacionadas a esporte e fitness, as buscas por tênis aumentaram 20,23% em comparação com o mês anterior, refletindo uma crescente demanda, enquanto o preço médio subiu 7,07%.
No segmento de relógios, os smartwatches se destacaram com um aumento de 24,52% nas buscas e uma redução de 5,02% no preço médio. Por outro lado, os tradicionais relógios de pulso tiveram uma queda de 7,56% nas buscas, apesar de uma elevação de 2,6% no preço médio.
Ciclismo se destaca entre os esportes
O interesse pelo ciclismo também se destacou durante o período. As buscas por bicicletas cresceram 14,37%, enquanto o preço médio das bicicletas caiu 2,48%. A procura por peças e acessórios para bicicletas registrou um aumento de 104,57%, e o preço médio da categoria apresentou queda de 28,21%.
Embora apresentem conveniência para quem quer treinar em casa, as bicicletas ergométricas tiveram 3,38% menos buscas, mesmo com o preço médio caindo 2,83%.
“A influência das Olimpíadas no mercado de consumo dos brasileiros é evidente em nossa plataforma. O mapeamento do aumento nas buscas por produtos esportivos e eletrônicos, bem como a flutuação de preços das categorias, ajuda os lojistas a estarem preparados para atender à crescente demanda e proporcionar a melhor experiência de compra para os clientes, não só em um dos maiores eventos globais, mas também em outras datas significativas”, avalia Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico, empresa do Banco PAN e dona do Buscapé.