Volume de serviços prestados cresce 1,7% em junho

Dados sobre volume de serviços foram divulgados nesta terça-feira, 13 de agosto

O volume de serviços prestados em junho subiu 1,7% em relação a maio, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou acima do esperado pelo mercado, que projetava uma alta de 0,9%.

REFORMA - Rio Grande do Sul -Serviços
Volume em junho é superior as estimativas de mercado – Foto: Reprodução/Banco de imagens

Na comparação com o mesmo período de 2023, o crescimento foi de 1,3%, já descontados os efeitos da inflação. Esse resultado também superou as expectativas, que apontavam um aumento de 1%, com uma margem de erro entre uma queda de 0,2% e um aumento de 7,2%.

Crescimento dos serviços no acumulado do ano

A taxa acumulada de 2024, comparada com o mesmo período do ano passado, foi 1,6% maior. No acumulado de 12 meses, o crescimento foi de 1% em junho, contra um aumento de 1,2% em maio.

A receita bruta do setor de serviços subiu 2,7% em relação ao mês anterior. Comparado a 2023, houve um avanço de 6,3% na receita nominal.

Abril já mostrava sinais positivos

A quantidade de serviços prestados no Brasil cresceu 0,5% de março para abril, marcando o segundo mês consecutivo de aumento, segundo o IBGE. No acumulado do período, o ganho foi de 1,2%. Com esses índices, o setor se encontra 12,9% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e apenas 0,7% abaixo do recorde histórico, atingido em dezembro de 2022.

Comparado ao mesmo período do ano passado, o setor de serviços registrou um crescimento de 5,6%, recuperando-se da queda de 2,2% registrada no mês anterior. Em 2024, o acumulado é positivo em 2,3% em relação ao primeiro quadrimestre de 2023, e a expansão nos últimos 12 meses é de 1,6%.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você