Dinheiro esquecido: veja como empresas encerradas podem consultar valores a receber

O Sistema de Valores a Receber (SVR), criado pelo Banco Central, agora permite que o acesso a algum “dinheiro esquecido” seja feito pela conta Gov.br

O Banco Central (BC) informou na última terça-feira, 3 de setembro, que já é possível consultar se uma empresa encerrada possui direito a algum dinheiro por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR). Anteriormente, o acesso era bloqueado, pois era necessário entrar com um certificado digital (e-CNPJ), que só podia ser obtido por meio de um CNPJ ativo.

Salário Mínímo - Dinheiro
O sistema criado pelao BC ajuda a consultar o dinheiro que fica perdido em instituições financeiras – Foto: Reprodução/Canva

Como consultar o dinheiro esquecido?

Com a mudança, basta que um representante legal da empresa encerrada possua acesso à conta pessoal Gov.br (nível ouro ou prata), o que permitirá o acesso ao site do SVR. Ao entrar na página do sistema, a pessoa deve assinar um termo de responsabilidade. De acordo com o BC, o procedimento é semelhante ao de consultar os valores de uma pessoa falecida.

No entanto, a autarquia destacou em nota que não é possível receber os valores diretamente pelo sistema. O SVR é apenas uma forma de saber onde está o dinheiro de empresas com CNPJ ativo.

“De posse dessas informações, é preciso entrar em contato com a instituição e combinar a forma de apresentar a documentação necessária para comprovar que é representante legal da empresa encerrada”, explicou o BC. De acordo com o último levantamento da autoridade monetária, mais de R$ 8,15 bilhões estão esquecidos em contas vinculadas a CPF ou CNPJ.

O que é o SVR?

O Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central é um serviço que permite aos cidadãos e empresas consultar e resgatar valores esquecidos ou não reclamados em instituições financeiras. Esses valores podem incluir depósitos em contas correntes ou poupança, tarifas cobradas indevidamente, cotas de capital de cooperativas de crédito, entre outros.

Bilionários - dinheiro
No site do Banco Central é possivel ver o passo a passo de como utilizar o sistema- Foto: Reprodução/Canva

O sistema foi criado para facilitar o acesso a esses recursos, permitindo que os titulares dos valores possam recuperá-los de maneira simples e transparente.

Entre as funcionalidades disponíveis no SVR para pessoas interessadas em resgatar valores estão:

  • Consultar e saber como solicitar seus valores ou de sua empresa;
  • Consultar e saber como solicitar os valores de pessoas falecidas, desde que você seja herdeiro(a), testamentário(a), inventariante ou representante legal.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você