A Caixa Econômica Federal iniciou um novo lote de pagamentos das cotas do antigo Fundo PIS/Pasep para trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos e herdeiros que possuem recursos esquecidos no sistema. Nesta etapa, recebem os beneficiários que solicitaram o ressarcimento até 31 de maio de 2026.
O Fundo PIS/Pasep foi criado para formar patrimônio aos trabalhadores da iniciativa privada e aos servidores públicos.
As cotas eram depositadas em contas individuais de quem trabalhou com carteira assinada ou exerceu cargo público entre 1971 e 4 de outubro de 1988. Após a promulgação da Constituição Federal de 1988, esse modelo foi encerrado e deu lugar ao atual sistema do abono salarial, financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Por que o dinheiro está sendo liberado agora?
Em 2020, o Fundo PIS/Pasep foi oficialmente extinto e seus recursos foram transferidos ao FGTS. Posteriormente, os valores não resgatados passaram para a conta única do Tesouro Nacional.
Com a regulamentação do processo de ressarcimento, trabalhadores e herdeiros voltaram a poder solicitar os recursos por meio do sistema Repis Cidadão, administrado pelo Ministério da Fazenda, com pagamento operacionalizado pela Caixa Econômica Federal.