Pequenas e grandes empresas recorrem à terceirização da limpeza para manter ambientes mais organizados e produtivos
A preocupação com a limpeza ficou mais evidente durante o período da pandemia de Covid-19, quando as pessoas passaram a ter o hábito de limpar a casa com mais frequência e higienizar as compras do supermercado, por exemplo.
Para mostrar o impacto da pandemia na vida das pessoas, uma pesquisa feita em 2020 pela SC Johnson, mostrou que cerca de 60% dos entrevistados disseram que modificaram seus hábitos depois da chegada do novo vírus, o que ocasionou o aumento da venda de produtos desinfetantes em 85%.
Por conta dessa preocupação maior com a limpeza, o segmento vem crescendo, mesmo com o fim da pandemia, a ponto de se tornar o setor terceirizado com maior potencial de crescimento e movimenta cerca de R$ 18 milhões no Brasil. Os dados não se referem apenas à limpeza de residências, mas também à higienização de indústrias e estabelecimentos comerciais.
Foi pensando nesse segmento que o casal de empresários resolveu empreender nesse ramo para suprir a alta demanda do setor. Jéssica, CEO da Dona Help, uma franquia especializada em serviços de limpeza, lembra que a motivação para fundar a franquia foi justamente a procura por fornecer esse tipo de serviço para o mercado.
“Cresceu muito a preocupação com a limpeza após a Covid-19. Muitas pessoas trabalham Home Office e precisam ter seu local de trabalho (casa) sempre limpo. Pequenas lojas e escritórios não precisam contratar uma funcionária CLT para realizar a limpeza desses espaços, uma ou duas vezes por semana de faxina é suficiente. Temos todo know how para crescer no Brasil em nome e número”, conta a empresária.
Vantagens do setor de limpeza
Uma das principais vantagens para as empresas que contratam o serviço é a garantia de que o ambiente permanecerá limpo e organizado, o que melhora a produtividade dos colaboradores e o posicionamento da empresa, pois passa uma imagem mais profissional e positiva tanto para clientes quanto para visitantes.
“A terceirização da limpeza também permite que a equipe interna se concentre nas atividades principais do negócio, economizando tempo e recursos que seriam gastos na coordenação e execução da higienização. Empresas especializadas frequentemente oferecem serviços avançados e personalizados, garantindo eficiência e conformidade com normas de saúde e segurança”, lembra Jéssica.
Oportunidades
O setor de limpeza está em crescimento nos últimos anos, principalmente depois da pandemia, com uma forte tendência para crescer ainda mais a curto, médio e longo prazo.
Tudo isso é resultado do aumento da preocupação com a limpeza após a pandemia, além do crescimento de pequenas empresas, shoppings, centros comerciais, condomínios residenciais e empresariais. Portanto, fatores que elevam a demanda por esses serviços.
Para quem busca investir em um negócio, o setor se mostra muito vantajoso por seu constante crescimento, impulsionado pela demanda por ambientes higiênicos e conservados. Os serviços de limpeza empresarial, por exemplo, são requisitados pelos mais variados clientes, como escritórios, pequenas e grandes empresas, centros comerciais, lojas, instituições educacionais, consultórios e clínicas, além de hotéis, restaurantes e indústrias, espaços que necessitam assegurar um ambiente limpo e organizado.
“Esse setor oferece oportunidades atraentes devido à sua alta demanda contínua e à necessidade de serviços especializados. Com uma ampla gama de clientes e serviços, desde pequenas empresas até grandes corporações, e a possibilidade de gerar receitas recorrentes por meio de contratos de manutenção, o mercado de limpeza apresenta um potencial significativo para crescimento e lucratividade”, explica a empresária.
É importante oferecer variados serviços para os clientes, com o objetivo de atender às necessidades de cada um. A Dona Help busca trazer essa diversificação e oferece serviços de limpeza condominial, empresarial, pós-obra, pré e pós evento, pré-mudança, residencial, além de serviços complementares como copeira, cozinheiro, jardineiro, motorista, passadeira e piscineiro.
Para empresários interessados em investir em uma franquia de limpeza, Jéssica conta que é importante ampliar o portfólio e oferecer serviços diferenciados. Também é preciso focar na qualidade do trabalho oferecido, investir em marketing, oferecer pacotes de serviços e contratos de manutenção, além de explorar parcerias e networking com outras empresas.
“Por fim, mas não menos importante, manter-se atualizado com tendências e inovações no setor de limpeza pode permitir a oferta de serviços modernos e eficientes, atraindo clientes que buscam qualidade e inovação. Essas estratégias, quando combinadas, podem maximizar o faturamento e posicionar o franqueado como referência no mercado de limpeza empresarial”, aconselha a CEO.
A franquia oferece o modelo Home Based, onde o franqueado pode atuar de casa ou do seu escritório. O investimento inicial é a partir de R$ 41 mil, incluindo taxa de franquia, capital de giro e taxa de instalação. O faturamento médio mensal pode chegar até 100 mil reais e o prazo de retorno varia de 10 a 14 meses.