Nos últimos anos, o acesso ao cinema brasileiro tem sido ampliado por iniciativas que oferecem filmes gratuitamente na internet. Enquanto aguardamos a estreia do Tela Brasil, plataforma do Ministério da Cultura prevista para o segundo semestre de 2025, já é possível assistir a produções nacionais e internacionais sem custo.
Esses serviços de streaming gratuitos são ideais para quem deseja explorar o cinema brasileiro além do catálogo dos serviços pagos mais conhecidos. Muitas dessas plataformas reúnem títulos considerados raros ou que não costumam estar disponíveis nos streamings comerciais.

Atualmente, o setor tem movimentado um alto valor na economia, representando 87,1% do total das receitas do mercado musical no Brasil, alta de 14,6% em relação a 2022, totalizando R$ 2,5 bilhões, mantendo-se como a maior fonte de receitas para o setor.
O streaming por assinatura em plataformas como Spotify, YouTube Music, Deezer, Apple Music e outros, registrou crescimento de 21,9%, atingindo R$ 1,6 bilhão. Já o streaming remunerado por publicidade evoluiu 7,3% com vídeos musicais e mostrou leve queda de 1% no segmento de áudio.
Leia também: Nordeste lidera buscas de viagens para o Carnaval
Conheça sete opções de streamings para assistir gratuitamente:
1. Spcine Play
Criado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o Spcine Play é um dos principais streamings gratuitos focados no cinema brasileiro. A plataforma disponibiliza filmes de diretores renomados, como Hector Babenco (Carandiru, Pixote, a Lei do Mais Fraco) e uma coleção especial de Zé do Caixão. Além disso, conta com filmes de festivais e produções voltadas à cultura paulistana.
2. Itaú Cultural Play
O Itaú Cultural Play reúne produções brasileiras que vão desde filmes até séries e animações. Um dos diferenciais da plataforma é a organização do catálogo por temáticas, como “Terror à Brasileira”, “Narrativas Negras” e “Histórias do Cinema Brasileiro”. Entre os destaques, estão O Homem Que Copiava, Saneamento Básico, o Filme e Eles Não Usam Black-tie.
3. Sesc Digital
O Cinema #EmCasaComSesc oferece semanalmente novos títulos gratuitos no site e no aplicativo Sesc Digital. Seu catálogo inclui filmes de diferentes gêneros, como Marvada Carne, O Segredo dos Seus Olhos e Persona. Há também documentários e produções experimentais que ficam disponíveis por tempo limitado.
4. Maricá Filmes
Criado pela Prefeitura de Maricá (RJ), o Maricá Filmes tem um catálogo variado, incluindo curtas e longas nacionais e internacionais. A plataforma oferece desde clássicos como Viagem à Lua (1902) e Nosferatu (1922) até filmes brasileiros como O Bandido da Luz Vermelha.
5. Cine Humberto Mauro+
Mantido pela Fundação Clóvis Salgado em Minas Gerais, o Cine Humberto Mauro+ é um serviço de streaming público gratuito. Seu catálogo inclui mostras especiais de cinema brasileiro, além de produções internacionais de terror cult e ficção científica.
6. Banco de Conteúdos Digitais da Cinemateca Brasileira
Embora não seja um streaming tradicional, o Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira disponibiliza filmes, novelas e comerciais históricos. Entre as coleções, há obras de cineastas como Glauber Rocha e Gustavo Dahl.
7. Tela Brasil (em breve)
Prevista para 2025, a plataforma Tela Brasil reunirá mais de 400 filmes nacionais com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema brasileiro. O projeto promete fortalecer a cultura audiovisual do país e ampliar a visibilidade das produções nacionais.
Por que explorar esses streamings gratuitos?
Essas plataformas permitem assistir a filmes sem custo, valorizando o cinema nacional e tornando obras importantes mais acessíveis. Além disso, são uma alternativa para quem quer fugir dos conteúdos mainstream e descobrir novas produções.
Com tantas opções disponíveis, não há desculpa para deixar de explorar o cinema brasileiro e suas diversas narrativas.