Angra 2 registra maior patamar de produção de energia em 5 anos

No mês de julho, Angra 2 atingiu a marca de 1.015.070 megawatts-hora (MWh)

A usina nuclear Angra 2, localizada no Rio de Janeiro, alcançou sua maior geração mensal de energia elétrica desde agosto de 2019, ou seja, nos últimos cinco anos. No mês passado, em julho, foram produzidos 1.015.070 megawatts-hora (MWh), segundo a Eletronuclear.

Angra 2
Usina nuclear bate recorde de produção nos últimos 5 anos – Foto: Reprodução/eletrobras

A usina conseguiu superar marcas anteriores de produção, como em agosto de 2021, quando gerou 1.014.056 MWh, e os 1.013.448 MWh atingidos em outubro de 2022.

“Esse recorde é resultado direto do trabalho da empresa e de seus funcionários, que se dedicam e se empenham em manter a usina operando com a máxima eficiência, garantida pelos nossos rigorosos programas de manutenção e pelas práticas de operação que entregam uma energia segura, de base e limpa ao sistema elétrico”, afirmou em nota o superintendente de Angra 2, Fabiano Portugal.

Angra 2 lidera a produção de energia nuclear do país

A usina foi a segunda a operar comercialmente no país, em 2001. Com uma potência de 1.350 megawatts (MW), tem capacidade suficiente para abastecer uma cidade de até 4 milhões de habitantes, como a soma de Porto Alegre e Brasília.

No entanto, a produção de energia nuclear representa apenas 3% do consumo nacional, mas deve ganhar impulso com a retomada da usina Angra 3, cuja entrega está prevista para o ano que vem. O início da operação deve ocorrer até 2031, com cerca de 20 anos de atraso.

A energia nuclear é considerada limpa e garante a segurança energética, pois se trata de uma fonte firme, capaz de respaldar o aumento das energias intermitentes no Brasil.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você