União Europeia negocia entrada de Ucrânia e Moldávia para o bloco

Negociações para entrada dos países na União Europeia acontecerá em Luxemburgo

A União Europeia (UE) confirmou, por meio da delegação da Bélgica, que exerce a presidência rotativa, em uma reunião ministerial nesta sexta-feira, 21 de junho, que iniciará as negociações de adesão para a entrada da Ucrânia e da Moldávia na próxima terça-feira, 25 de junho.

União Europeia
Ucrânia e Moldávia estão em negociações para entrar na UE – Foto: Reprodução/Internet

Os ministros das finanças dos países membros aprovaram o marco das negociações e, dessa forma, confirmaram um acordo de princípios que havia sido fechado na semana passada pelos 27 representantes fixos do bloco.

As negociações com os dois países devem acontecer em Luxemburgo. A UE concedeu o status de país candidato em junho de 2022, logo após o início da guerra contra a Rússia, em um gesto considerado simbólico.

Entrada na União Europeia

A Comissão Europeia anunciou no dia 7 de junho que tanto a Ucrânia quanto a Moldávia cumpriram todas as condições necessárias para que as negociações fossem iniciadas. No entanto, o executivo europeu exigiu que a Ucrânia adotasse medidas para combater a corrupção e o poder dos oligarcas.

Também foi solicitado que os ucranianos criassem medidas para auxiliar as minorias presentes no país, principalmente por conta da comunidade húngara, especialmente no cenário em que a Hungria assume a presidência da UE no dia 1º de julho.

O processo de adesão é normalmente algo lento e moroso, podendo durar vários anos de negociações complexas. A Turquia iniciou conversas formais para adentrar no bloco ainda em 2005, mas até hoje não obteve resposta.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você