Auxílio Reconstrução: 268 mil famílias no RS se habilitam para receber o benefício

Valor do auxílio será de R$ 5.100, pago em apenas uma parcela 

O Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) divulgou que aproximadamente 268 mil famílias desabrigadas no Rio Grande do Sul (RS) já se habilitaram para receber o Auxílio Reconstrução, pago pelo Governo Federal à população do estado afetada pela destruição causada pelas chuvas.

Auxílio
Chuvas de abril e maio destruíram o estado – Foto: Reprodução/Instagram

O valor pago de maneira única a cada família será de R$ 5.100 e tem o objetivo de acelerar a retomada das pessoas ao local.

Ministro comemora adesão ao auxílio

O ministro-chefe da recém-criada Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, comemorou na rede social X (antigo Twitter) o grande número de famílias que podem receber apoio financeiro.

“Todas as pessoas que residem nas áreas alagadas e tiveram suas casas atingidas têm direito a receber esse auxílio. É nesse sentido que nós estamos trabalhando”, publicou o ministro.

No total, mais de 597 mil famílias foram cadastradas pelas prefeituras gaúchas. Deste número, 253 mil continuam tendo a situação analisada. Segundo o MIDR, esses cadastros não aprovados apresentaram algum problema no registro, podendo ser no CPF, no endereço informado ou por demandarem verificação presencial.

Defesa Civil em ação

Para contribuir na identificação dos solicitantes que foram atingidos pelo desastre climático no RS, o MIDR criou uma equipe da Defesa Civil Nacional para complementar os dados sobre a destruição e poder habilitar as famílias restantes.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você