Mulheres poderão realizar o alistamento pela primeira vez na história do país
O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira, 28 de agosto, a abertura do serviço militar voluntário para mulheres, pela primeira vez na história do Brasil. O alistamento das mulheres que desejam se voluntariar ocorrerá entre janeiro e junho do ano em que a candidata completar 18 anos, mesma idade exigida para os homens.
Dessa forma, o primeiro alistamento militar voluntário feminino acontecerá em 2025. A intenção de permitir a participação das mulheres no serviço militar já havia sido anunciada pelo Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, em junho deste ano, após conversas com comandantes militares.
Ao serem incorporadas, as mulheres passam a cumprir o serviço militar de forma obrigatória, estando sujeitas aos mesmos direitos, deveres e penalidades previstos na carreira.
Alistamento feminino não prevê estabilidade
A decisão do governo estabelece que as mulheres que ingressarem no serviço militar não terão estabilidade e, após o desligamento das funções, passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas.
Até o momento, as mulheres podiam ingressar nas Forças Armadas por outros métodos, como por meio das escolas de oficiais. No entanto, essa participação era limitada, sendo a Marinha a única força que permite a atuação feminina em áreas de combate, como a de fuzileiros navais.