A expectativa da Justiça Eleitoral é que até as 19h todas as urnas sejam contabilizadas
Mais de 39 milhões de pessoas estão aptas a votar no segundo turno das eleições municipais de 2024. As zonas de votação foram abertas às 8h da manhã em todo o país e encerradas às 17h. A expectativa é que o resultado seja divulgado às 19h.
Em 15 capitais e 36 municípios de 13 estados, os eleitores escolherão os próximos prefeitos ou prefeitas por meio das urnas eletrônicas. Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo. Caso o eleitor não compareça, deverá justificar a ausência por meio do aplicativo e-Título, no site do Tribunal Superior Eleitoral ou em um cartório eleitoral até 60 dias após o pleito.
Importância de ir às urnas
“As urnas eletrônicas, seguras e auditáveis, estão prontas para receber o voto de cada pessoa. Quem não votou no 1º turno não só pode, como deve comparecer neste domingo, se houver 2º turno em sua cidade. Ao votar, você faz uma escolha pelo seu futuro e pelo futuro das pessoas próximas. Participe! Contribua para melhorar a sua cidade. Seu gesto faz o Brasil”, declarou Carmem Lúcia.
Confira as 15 capitais e os candidatos que concorrem neste 2° turno:
- Aracaju (SE): Emília Corrêa (PL) e Luiz Roberto (PDT)
- Belém (PA): Igor Normando (MDB) e delegado Éder Mauro (PL)
- Belo Horizonte (MG): Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD)
- Campo Grande (MS): Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União)
- Cuiabá (MT): Abílio (PL) e Lúdio (PT)
- Curitiba (PR): Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB)
- Fortaleza (CE): André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT)
- Goiânia (GO): Fred Rodrigues (PL) e Mabel (União)
- João Pessoa (PB): Cícero Lucena (PP) e Marcelo Queiroga (PL)
- Manaus (AM): David Almeida (Avante) e capitão Alberto Neto (PL)
- Natal (RN): Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT)
- Palmas (TO): Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira Campos (Pode)
- Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT)
- Porto Velho (RO): Mariana Carvalho (União) e Léo (Pode)
- São Paulo (SP): Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL)
O que é o segundo turno?
O segundo turno é uma nova votação em eleições majoritárias, quando nenhum candidato atinge a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno. Ele ocorre em sistemas eleitorais onde é exigido que o vencedor tenha mais de 50% dos votos, como nas eleições para presidente, governadores e prefeitos em grandes cidades no Brasil. Nesse processo, os dois candidatos mais votados no primeiro turno disputam novamente, e vence aquele que obtiver a maioria simples dos votos nas urnas.
Como funciona o processo de escolha dos prefeitos e vereadores?
O processo de escolha de um prefeito e de um vereador no Brasil ocorre por meio de eleições diretas. Esses cargos são preenchidos a cada quatro anos, durante as eleições municipais, que acontecem no primeiro domingo de outubro do ano eleitoral. Eleitores maiores de 16 anos podem votar, com a ida as urnas sendo obrigatória para cidadãos entre 18 e 70 anos.
Para a escolha de prefeito, o processo é majoritário. O candidato mais votado, com 50% dos votos válidos mais um, vence a eleição. Em municípios com mais de 200 mil eleitores, se nenhum candidato atinge essa maioria no primeiro turno, realiza-se um segundo turno entre os dois mais votados. O prefeito é o chefe do Poder Executivo local, responsável por administrar a cidade e implementar políticas públicas.
A escolha de vereadores é proporcional. Os eleitores votam em candidatos individuais ou em partidos, e as vagas na câmara municipal são distribuídas conforme a votação recebida por cada partido ou coligação, o que se chama quociente eleitoral.
Os vereadores integram o Poder Legislativo e têm como principal função propor, discutir e aprovar leis municipais, além de fiscalizar as ações do prefeito e sua gestão. Esse processo garante a representação política nas cidades, com o prefeito gerindo e os vereadores legislando.