Carro voador avança para regulamentação na Anac com quase 3 mil encomendas

Entenda como irá funcionar o veículo da Embraer e o prazo para o lançamento


Atualmente, o veículo está passando pelo processo de regulamentação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Apesar de ainda faltarem dois anos para o início de sua comercialização, o veículo já possui quase três mil encomendas.

O carro voador brasileiro, conhecido como eVTOL da Eve, é uma aeronave de decolagem e pouso vertical totalmente elétrica, o que significa que não emite carbono. Ele é equipado com oito hélices para voo vertical e asas fixas para voo em cruzeiro, mantendo esses componentes em suas posições durante todo o voo. O mais recente conceito inclui um propulsor elétrico acionado por motores duplos para redundância de propulsão.

De acordo com a empresa, o veículo oferece segurança, acessibilidade e conforto aos passageiros, além de gerar menos ruído. A Eve afirma que o ruído produzido pela aeronave é até 90% menor em comparação com helicópteros equivalentes. Ele possui uma autonomia máxima de 100 km.

A Anac abriu uma consulta para receber sugestões que possam integrar a certificação dos eVTOLs fabricados pela Embraer. O EVE-100, conhecido popularmente como “carro voador” e produzido pela startup Eve, subsidiária da Embraer, será fabricado na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo.

Esses veículos serão utilizados em rotas específicas, como transporte para aeroportos e vertipotos (um tipo de heliponto), e há planos para voos turísticos. As primeiras cidades a receberem esses veículos serão São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Francisco, nos Estados Unidos. Além disso, há interesse de clientes em outros países, como Noruega, Austrália, Quênia, Dubai e Reino Unido, em adotar essa inovação.

Entenda como será o veículo voador

  • O veículo é totalmente elétrico, o que significa que não emite carbono. 
  • Possui oito hélices dedicadas para o voo vertical e asas fixas para o voo em cruzeiro, mantendo esses componentes na mesma posição durante toda a viagem. Um empurrador elétrico, alimentado por motores duplos, foi incorporado ao conceito mais recente para fornecer redundância de propulsão. 
  • De acordo com a empresa, o veículo prioriza a segurança, acessibilidade e conforto dos passageiros, gerando também menos ruído, sendo até 90% mais silencioso do que helicópteros equivalentes. 
  • Sua autonomia máxima é de 100 km, mas sua utilização é ideal para percursos curtos, entre 16 e 48 km, que podem ser percorridos em menos de 20 minutos, tornando-o uma solução contra o trânsito nas grandes cidades.
  • O eVTOL pode transportar até quatro passageiros, além do piloto, e quando o voo sem tripulação for certificado, poderá levar até seis passageiros. Cada passageiro pode levar consigo uma bagagem de mão padrão, do mesmo tamanho e tipo aceito pelas companhias aéreas. 
  • O serviço funcionará como uma espécie de Uber, com pagamentos e reservas feitos pelo celular. As bases para os veículos, chamadas de “vertipontos”, serão construídas especificamente para atender às necessidades dessas aeronaves. Elas serão similares a helipontos, mas com uma estrutura adaptada para facilitar os pousos e decolagens, além de permitir a recarga das baterias e a manutenção dos veículos.
  • Quanto à habilitação para conduzir esse novo “carro voador”, ainda estão em desenvolvimento as normas pelos órgãos reguladores, como a Anac, Decea e Abag, devido à natureza inédita da mobilidade proporcionada por esses veículos voadores.

Previsão de lançamento

Com quase três mil encomendas e uma previsão de início de operações para 2026, os carros voadores da Embraer estão passando por um processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), órgão responsável por supervisionar as atividades da aviação civil no Brasil. Recentemente, a Anac lançou uma consulta setorial para receber sugestões e ideias que podem ser integradas à certificação dos eVTOLs fabricados pela empresa brasileira.

Essa consulta setorial estará aberta até a próxima sexta-feira (15) e pode ser acessada no site oficial da agência. O objetivo é coletar comentários sobre os critérios de aeronavegabilidade que serão estabelecidos para o modelo da Eve. A Anac explicou que estão sendo aceitos comentários em relação a diversos requisitos, como peso e centro de gravidade, estruturas utilizadas, características de navegação, entre outros.

Atualmente, não há um regulamento específico para os eVTOLs, já que esse modelo é novo na aviação. Portanto, os critérios de aeronavegabilidade aplicados ao carro voador da Embraer serão baseados nos requisitos contidos nos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC). Segundo o especialista em aviação Fernando Capuano, essa consulta é fundamental para estabelecer um conjunto de regras e normas para uma categoria de aeronave totalmente nova.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você