Petrobras Anuncia Descoberta de Petróleo em Águas Ultraprofundas da Bacia Potiguar

A região é considerada de grande potencial pelo setor de gás e petróleo. Essa é a segunda descoberta apenas neste ano.

A Petrobras anunciou na terça-feira (09), por meio de um comunicado ao mercado, que encontrou uma acumulação de petróleo em águas profundas na Bacia Potiguar, no poço exploratório Anhang.

Este poço está localizado perto da fronteira entre os estados do Ceará e Rio Grande do Norte, a aproximadamente 190 km de Fortaleza e 250 km de Natal, em uma profundidade de 2.196 metros abaixo da superfície da água, na Margem Equatorial brasileira.

Segundo a Petrobras, a identificação de reservatórios turbidíticos do período Albiano contendo petróleo é uma descoberta inédita na Bacia Potiguar e foi confirmada por meio de perfis elétricos e amostras de óleo, que serão posteriormente analisadas em laboratório para caracterização.

Esta é a segunda descoberta na Bacia Potiguar em 2024, seguindo a confirmação da presença de hidrocarbonetos no Poço Pitu Oeste, localizado a cerca de 24 quilômetros de distância do Anhang. A nova acumulação de petróleo foi encontrada em uma profundidade de 2.196 metros.

A Petrobras observou que estas descobertas ainda estão sujeitas a avaliações adicionais. A empresa é a operadora de ambas as concessões, com 100% de participação.

“As atividades exploratórias na Margem Equatorial representam mais um passo no compromisso da Petrobras em buscar a reposição de reservas e o desenvolvimento de novas fronteiras exploratórias que assegurem o atendimento à demanda global de energia durante a transição energética.”

afirmou a companhia em nota

A Petrobras planeja investir US$ 3,1 bilhões em exploração na Margem Equatorial, que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte, até 2028. Isso inclui a perfuração de 16 novos poços exploratórios na região durante este período.

.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você