Azul e Gol firmam parceria para voos no Brasil após expectativa de possível fusão

Em meio a especulações sobre uma possível fusão, as companhias aéreas Gol e Azul anunciaram um acordo de cooperação comercial que integrará suas redes de rotas no Brasil por meio de um codeshare.

Essa parceria abrangerá rotas domésticas exclusivas, ou seja, operadas apenas por uma das empresas. O acordo entra em vigor no final de junho.

De acordo com as empresas, Azul e Gol operam cerca de 1.500 voos diários combinados. O novo acordo permitirá mais de 2.700 possibilidades de viagens com apenas uma conexão. A Gol tem menos rotas em comum com a Azul do que com a Latam, cuja sobreposição de rotas é de 65%.

Embora não mencione explicitamente a Gol, John Rodgerson, CEO da Azul, tem defendido publicamente que a “consolidação do mercado brasileiro” seria benéfica.

A Gol, que está em recuperação judicial nos Estados Unidos desde janeiro, tem despertado o interesse de vários players, incluindo a própria Azul e uma companhia aérea europeia, segundo fontes consultadas pelo INSIGHT.

A expectativa é que acordos definitivos com esses lessores, como são chamados no setor, sejam firmados até meados de junho. A partir daí, novas formas de financiamento, incluindo a entrada de novos sócios, começarão a ser ativamente negociadas.

Atualmente, cerca de 56% do capital social da Gol é detido pela Abra. A holding é controlada pela família Constantino, Roberto Kriete e outros sócios da Avianca, incluindo os fundos Elliott, Kingsland e South Lake.

Na estrutura da Abra, a família Constantino e os sócios da Avianca compartilham o controle do negócio. Em uma eventual troca de ações com a Abra, a Azul obteria uma participação limitada, inferior a 20%, conforme estimativas de uma fonte do mercado.

O acordo também inclui os programas de fidelidade, permitindo que membros do Azul Fidelidade e do Smiles acumulem pontos ou milhas no programa de sua escolha ao comprar voos.

Os clientes poderão pesquisar e comprar voos exclusivos de cada companhia pelos canais de vendas de ambas as empresas. Os pontos e milhas dos voos codeshare comprados nos canais digitais da outra companhia aérea poderão ser acumulados no Azul Fidelidade ou no Smiles, conforme a preferência do cliente.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você