A CNN anunciou que o presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump participarão de um debate eleitoral televisionado no dia 27 de junho.
Essa data é mais cedo do que o habitual, já que debates presidenciais normalmente acontecem em setembro ou outubro. Ambos estão concorrendo à presidência na eleição marcada para novembro, e esse será o primeiro encontro cara a cara entre eles na campanha deste ano.
“Recebi e aceitei um convite da @CNN para um debate no dia 27 de junho. A bola está com você, Donald” disse Biden em uma postagem em X.
Um representante da campanha de Trump informou à CNN que Trump aceitou a proposta para o debate. Esse evento acontecerá antes das convenções partidárias, previstas para julho e agosto, onde ambos serão oficialmente confirmados como candidatos.
Trump e Biden conquistaram suas nomeações com facilidade nas primárias, derrotando seus oponentes internos sem grandes desafios. Cada um já possui delegados suficientes para garantir suas respectivas nomeações.
Debate
Na semana passada, Biden desafiou Trump para dois debates antes das eleições de novembro, e o rival republicano aceitou imediatamente. “Estou pronto e com disposição,” respondeu Trump em sua rede Truth Social ao desafio de Biden. “Vamos nos preparar para a batalha,” acrescentou.
Após meses de incerteza sobre a realização dos tradicionais debates em 2024, Biden propôs ao rival dois encontros. “Então, vamos escolher as datas, Donald. Ouvi que você está livre às quartas-feiras,” disse o presidente com um tom irônico, fazendo referência aos dias de recesso no tribunal de Nova York, onde o ex-presidente está sendo julgado há mais de um mês.
Biden evitou os três encontros propostos pela comissão bipartidária de debates eleitorais dos Estados Unidos e optou por dois debates, programados para junho e setembro, sem plateia e organizados pelos meios de comunicação.
“Donald Trump perdeu dois debates para mim em 2020. Desde então, ele não compareceu a nenhum debate. Agora ele está agindo como se quisesse debater comigo novamente”, disse Biden no vídeo.
Possíveis datas
Ao mesmo tempo, a campanha de Biden enviou uma carta à Comissão de Debates Eleitorais dos EUA, informando que rejeitou a programação proposta para três debates entre setembro e outubro.
Na carta, a gerente de campanha, Jen O’Malley Dillon, afirmou que Biden pretende participar de debates organizados por redes de televisão. O’Malley Dillon destacou que o formato atual, utilizado há muitos anos, “não acompanha as mudanças na estrutura de nossas eleições e nos interesses dos eleitores”.
A equipe de Biden sugeriu que o primeiro debate presencial ocorra no final de junho, “após o provável término do julgamento criminal de Donald Trump em Nova York e o retorno do presidente Biden da reunião com líderes mundiais na Cúpula do G7”.
O segundo debate seria no início de setembro, para influenciar a votação antecipada, mas sem prejudicar a campanha durante o “período crítico do final de setembro e outubro”.
A carta também propõe regras rígidas para os debates, como manter os microfones dos candidatos desligados fora do tempo estipulado, a fim de evitar interrupções mútuas.