O Airbnb está lançando hoje uma nova estratégia comercial que oferece a possibilidade de hospedagem em museus renomados, como o icônico d’Orsay em Paris e o da Ferrari na Itália, além de residências como a do cantor Prince em Mineápolis, nos Estados Unidos.
Chamada de “Icônicos”, essa nova categoria da maior plataforma global de compartilhamento de lares proporcionará experiências únicas em diferentes locais ao redor do mundo. No Brasil, espera-se que os primeiros endereços estejam disponíveis nos próximos meses.
Neste primeiro momento, a nova categoria apresenta 11 opções. No caso do Museu d’Orsay, os hóspedes poderão dormir na sala do relógio do museu de arte de Paris, que foi transformada em um quarto pelo designer Mathieu Lehanneur, conhecido por seu trabalho na tocha e na pira dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Outra opção é o Museu da Ferrari em Maranello, Itália, onde a experiência inclui uma volta com o piloto embaixador da equipe italiana, Marc Gené. A empresa ainda não divulgou os preços das atrações.
Parceria com Disney
Para fortalecer a nova categoria, o Airbnb firmou uma parceria com a Disney, possibilitando que os usuários passem a noite em ambientes inspirados em personagens e filmes da companhia, como os da série “X-Men ‘97”, em Westchester (NY), e do filme de animação “UP”, em Abiquiu (Novo México).
Além disso, há opções envolvendo casas de cantores, como a propriedade adquirida por Prince, que foi apresentada no filme “Purple Rain”. Nesta fase inicial, os hóspedes interessados em reservar esses locais serão selecionados por sorteio. De acordo com o Airbnb, serão disponibilizadas mais de 4 mil vagas em 2024.
O Brasil deve ser um destaque nessa nova estratégia. No último trimestre de 2023, o volume de noites reservadas quase dobrou em comparação com o mesmo período de 2019, pré-pandemia. Mais de 80% dessas reservas foram feitas por brasileiros.
No ano passado, mais de 2.330 cidades no Brasil receberam turistas pelo Airbnb, incluindo 165 cidades que receberam visitantes pela primeira vez.
Brian Chesky, cofundador e CEO global do Airbnb, anunciou a nova categoria durante um evento em Los Angeles na semana passada. Além disso, a plataforma introduziu novos recursos para viagens em grupo, permitindo que os usuários compartilhem suas acomodações favoritas com outras pessoas. Mais de 80% das reservas são para viagens em família e com amigos.
A ideia é substituir o compartilhamento de links externos à plataforma. Estima-se que mais de 1 milhão de links tenham sido compartilhados por dia no ano passado. Além disso, foram introduzidos recursos que permitem que todos os membros de uma viagem troquem mensagens com o anfitrião em uma única conversa. Em 2023, foram enviadas mais de 15 bilhões de mensagens dentro da plataforma.