Metrô na Faria Lima: cessão da Linha 1-Azul poderá ajudar a pagar obra das novas linhas

O governo de São Paulo está preparando um projeto para transferir a operação da Linha 1-Azul do metrô para uma empresa privada. Essa concessão faz parte de uma estratégia que visa utilizar os recursos obtidos para financiar a construção da nova Linha 20-Rosa. A nova linha vai conectar a região do ABC até a Lapa, passando por áreas importantes como a Faria Lima e bairros como Moema e Vila Madalena.

“Nossa ideia é que ano que vem levaremos a leilão a Linha 1 junto com a linha 20, que é um sonho antigo da região do ABC que é ter o metrô chegando aqui. Vamos analisar todas as estações para ver o que precisa ser ‘repotencializado’ e também a reforma das linhas da CPTM que estão operando hoje”afirmou o governador Tarcísio de Freitas na segunda-feira, 8, durante o anúncio de uma nova estação na Linha 10-Turquesa da CPTM.


Atualmente, as linhas 1, 2, 3 e 15 do Metrô de São Paulo são administradas por uma empresa estatal. O governador Tarcísio de Freitas já manifestou a intenção de conceder todas essas linhas para a iniciativa privada. O plano do governo é negociar essas concessões em um pacote que inclua a construção de um novo ramal. Dessa forma, a empresa privada poderá gerar receita operando uma linha existente enquanto constrói outra.

Esse modelo já foi utilizado na concessão do trem Intercidades, que conecta São Paulo a Campinas. O grupo Comporte e a CRRC ganharam a operação da Linha 7-Rubi e, em contrapartida, devem construir um serviço de trem expresso até Campinas, com uma parada em Jundiaí.

Após a concessão da Linha 1, que vai de Tucuruvi ao Jabaquara, o governo planeja conceder a Linha 3-Vermelha, que é a mais movimentada da cidade, juntamente com a Linha 16-Violeta, projetada para conectar a rua Oscar Freire, na zona oeste, à Cidade Tiradentes, no extremo leste de São Paulo. Outro projeto de concessão inclui a Linha 2-Verde e a futura Linha 19-Celeste, que ligará o centro de São Paulo a Guarulhos.

Linha 20-Rosa

A Linha 20 ainda está na fase de elaboração de projetos. Em janeiro e fevereiro deste ano, foram realizadas audiências públicas para discutir a versão inicial do traçado com os moradores dos bairros que serão atendidos.

De acordo com o projeto atual, a nova linha terá 30,9 km de extensão e 24 estações. O trajeto começa em Santa Marina, onde haverá conexão com a Linha 6-Laranja, que está em construção. A linha passará pela Lapa (permitindo acesso às linhas 7-Rubi e 8-Esmeralda), Vila Romana e seguirá até a Rua Cerro Corá. O projeto também prevê a extensão da Linha 2-Verde da Vila Madalena até esse novo ponto.

Depois, a linha descerá pela Vila Madalena, com uma parada na Rua Girassol, e seguirá até a Rua Teodoro Sampaio, em direção à Avenida Brigadeiro Faria Lima, uma importante área comercial e financeira da cidade.

O projeto da Linha 20-Rosa inclui duas novas estações próximas à Avenida Brigadeiro Faria Lima, nas esquinas com as ruas Tabapuã e Jesuíno Cardoso. A conexão com a Linha 4-Amarela será feita na estação Fradique Coutinho.

Em seguida, a linha passará por Moema (conectando-se à Linha 5-Lilás), Indianápolis, Saúde (Linha 1-Azul) e seguirá até o ABC, com estações em São Bernardo do Campo e Santo André. A última estação terá conexão com a Linha 10-Turquesa da CPTM.

A expectativa é que a Linha 20 atenderá 1,29 milhão de pessoas por dia. Se o cronograma atual for seguido, a linha estará pronta em 2035, com um custo estimado de R$ 33 bilhões.

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