Entenda o que significa esse nome que é tão comum no dia a dia do mercado financeiro
Ao ler uma notícia na internet, assistir uma série ou até mesmo numa conversa com amigos, o nome Bolsa de Valores já deve ter aparecido para você, não é mesmo? Mesmo para quem não é um investidor regular ou faz parte do mercado financeiro, o termo é bastante comum. Mas afinal, o que ele significa?
Para entender melhor sobre o assunto, o Super Finanças preparou um conteúdo especial para você.
O que é a bolsa de valores?
Também conhecida como B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), a Bolsa de Valores nada mais é do que um ambiente regulado e organizado, seja em espaço físico ou eletrônico, onde investidores de várias partes do mundo podem comprar e vender ativos financeiros. Esses ativos são basicamente qualquer coisa que um investidor ou empresa possua e que possa ser transformada em dinheiro, seja física ou não, de acordo com a definição do Governo Federal.
É na bolsa de valores que as negociações ocorrem, ou seja, as ordens de compra e venda são dadas e os acordos são fechados, seguindo sempre as regras pré-estipuladas. No Brasil, esses ambientes organizados de bolsa devem ser administrados por entidades administradoras autorizadas pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM).
Qual o horário de funcionamento da bolsa de valores?
As negociações que acontecem na B3 precisam respeitar o horário de funcionamento dela, com a abertura do pregão (termo usado para se referir ao momento em que o mercado está disponível para investidores) ocorrendo às 10h e se encerrando às 17h55, de segunda a sexta.
Antes disso, na pré-abertura da bolsa, que acontece das 09h45 até as 10h, ocorrem os leilões da Bolsa de Valores, que são um momento onde uma empresa que emite novas ações e disponibiliza-as a venda no mercado ou quando acionistas decidem vender suas ações já existentes.
Nos últimos 5 minutos de pregão, ou seja, das 17h55 às 18h, acontece o leilão de fechamento, onde são negociadas apenas as ações que já fazem parte do Ibovespa, que é o índice que mede a valorização ou não das ações negociadas.
Qual o preço de uma ação na Bolsa?
Na Bolsa de Valores, não existe um preço fixo para comprar uma ação de uma determinada empresa, ele pode variar por conta de uma série de fatores, como, por exemplo: setor de atuação, desempenho financeiro, perspectiva de crescimento e estabilidade.
Além disso, os preços estão ligados à lei de oferta e demanda, quanto mais investidores interessados em comprar uma ação, maior será o preço. Por outro lado, quanto maior a tendência a vender uma determinada ação, mais o valor irá cair.
Por que investir na bolsa?
Investir na Bolsa de Valores pode ser muito vantajoso, tanto para investidores que desejam aumentar seu patrimônio quanto para empresas que buscam captar recursos para financiar seus projetos. Independentemente do seu objetivo, a B3 oferece um ambiente dinâmico que proporciona inúmeras oportunidades para quem deseja alcançar um novo patamar financeiro.