Crédito Emergencial: BNDES terá agência permanente no RS para dar orientações a empresários

Anúncio foi feito pelo ministro Paulo Pimenta, logo após a criação de três linhas de crédito para empresas afetadas pelas chuvas

O Ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio ao Rio Grande do Sul (RS), Paulo Pimenta, anunciou hoje, 10 de junho, que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terá uma agência permanente no estado gaúcho para facilitar a orientação dos empresários afetados pelas fortes chuvas que desejarem solicitar crédito ao banco.

Credito Emergencial do BNDES
BNDES libera linhas de crédito emergencial para empresas gaúchas – Foto: Reprodução/Internet

A declaração foi dada hoje, logo após o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, divulgar a criação de três linhas de crédito para as empresas do RS que tiveram suas operações prejudicadas. Essa facilitação inclui a compra de máquinas e equipamentos, reconstrução de estruturas e obtenção de capital de giro.

Quem tem direito ao crédito emergencial?

O governo também informou que, para ter direito às linhas de crédito, os empresários interessados precisam ter algum tipo de operação nas 95 cidades que decretaram estado de calamidade pública. Além disso, será preciso declarar as perdas que ocorreram nas enchentes.

Essas linhas de crédito emergencial estão disponíveis para empresas de pequeno, médio e grande portes, e também para produtores rurais, transportadores e Microempreendedores Individuais (MEI). A mudança do ramo de atividade não interfere na obtenção do crédito, mas, caso o empreendedor saia da cidade, ele perde o benefício, segundo o diretor de Finanças e Crédito Digital, Alexandre Abreu.

Ao aderir à iniciativa do governo, a empresa fica responsável por restabelecer o nível de emprego em no máximo 10 meses. Mercadante assegura que o BNDES não busca rentabilidade com a medida e que os juros são uma “medida de segurança” para as instituições que aderirem ao programa.

Entre os bancos, Bradesco, Banrisul e Badesul já anunciaram que irão promover as linhas de crédito. Qualquer instituição credenciada no BNDES pode aderir à iniciativa. A partir de terça-feira, 11 de junho, às propostas já podem começar a ser aceitas, com a liberação acontecendo a partir do dia 21 de junho.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você