O que é a taxa Selic? Entenda o que é e como ela pode afetar sua vida

Mesmo que não saiba o que ela é, a taxa Selic afeta bastante o seu dia a dia

Nos noticiários, é bastante comum ouvir a expressão “taxa Selic”, certo? Mesmo que você não saiba o que ela é, a influência da taxa Selic vai muito além das páginas dos jornais e dos noticiários televisivos. Ela desempenha um papel fundamental na economia brasileira, influenciando diversos aspectos da vida financeira das pessoas e das empresas.

Taxa Selic é determinada pelo BC
Taxa Selic é determinada pelo BC na reunião do COPOM – Foto: Reprodução/Internet

Mas afinal, o que é a taxa Selic?

O Banco Central define a taxa Selic como a taxa básica de juros da economia, determinada pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Ela influencia outras taxas de juros do país, como as de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. A definição da taxa Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo BC para controlar a inflação.

Ela foi implementada no ano de 1979, com a função de trazer mais transparência e segurança na negociação dos títulos públicos. Além disso, a Selic foi criada para combater a inflação, que é o aumento dos preços. Normalmente, quando os juros aumentam, a inflação tende a diminuir.

Um exemplo da influência da Selic são os financiamentos, como os de carros e imóveis, feitos pelos bancos. Quanto maior a taxa, mais caro é o crédito, o que torna difícil realizar grandes investimentos. Já quando a Selic diminui, o crédito fica mais acessível, aquecendo a economia.

Origem do nome

O nome Selic tem origem na sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, que é uma infraestrutura do mercado financeiro, administrada pelo Banco Central. Nesse sistema, são depositados e comercializados os títulos federais, como o Tesouro Direto.

Como a Selic é definida?

A cada 45 dias, é realizada a reunião do Copom, geralmente em dois dias consecutivos, para analisar a situação econômica do país e determinar qual será a porcentagem da taxa de juros. O comitê se baseia em diversos indicadores econômicos e financeiros para tomar a decisão, como as perspectivas das economias brasileira e mundial, as condições de liquidez e o comportamento dos mercados.

A decisão do Copom geralmente é anunciada no mesmo dia, por meio de um comunicado na Internet. As atas das reuniões são publicadas no prazo de até quatro dias úteis após a realização das reuniões. Normalmente, os encontros do Copom ocorrem às terças e quartas-feiras, e a ata é divulgada na terça-feira da semana seguinte, às 8h.

Como a taxa Selic afeta sua vida?

Como deu para notar, a Selic não é apenas uma simples taxa de juros, mas também uma definidora do futuro do país, podendo afetar a vida e o dia a dia das pessoas de diferentes formas. Além dos já mencionados financiamentos e da inflação, a Selic tem implicações para o câmbio e a atração de investimentos estrangeiros.

Alterações na taxa podem influenciar o valor do real em relação a outras moedas, afetando tanto as importações quanto as exportações do Brasil, o que pode encarecer ou baratear produtos internacionais, como roupas e eletrônicos, por exemplo.

Portanto, mesmo que você não acompanhe de perto os noticiários econômicos, as decisões sobre a Selic são fundamentais para o planejamento financeiro, tanto das famílias quanto das empresas. Manter-se informado sobre as atualizações da taxa Selic pode ser importante para melhorar suas tomadas de decisão sobre questões financeiras.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você