Segundo a pesquisa, os brasileiros só criam conta bancária para receber o salário ou para usar em transações via Pix
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Mercado Pago, em comemoração aos 30 anos do Plano Real, 78% dos brasileiros possuem pelo menos uma conta bancária, sendo um patamar acima de outros países da América Latina. No entanto, a maior parte não investe por falta de conhecimento financeiro ou falta de dinheiro.
Investimentos dos brasileiros
No levantamento, 37% dos que participaram da pesquisa afirmaram que fazem algum tipo de aplicação, enquanto os outros 63% não investem.
A região Sudeste é a líder no quesito de contas bancárias, com 84% das pessoas possuindo pelo menos uma conta, acima da média nacional de 78%. No comparativo com outros países, como México e Argentina, que possuem índices de 67% e 72%, respectivamente.
Conta bancária para receber Pix
Um dos motivos para a criação de uma a cada três contas bancárias no Brasil, cerca de 33%, foi realizar ou receber uma transferência via Pix. Entre os jovens de 18 a 24 anos, 50% disseram que abriram uma conta por causa do método de pagamento instantâneo.
Há também uma lacuna entre o conhecimento das opções de investimento e a ação de investir efetivamente. 90% das pessoas que responderam à pesquisa declararam conhecer bem a poupança, mas apenas 45% dizem realizar aplicações nela.
Outros 36% investem em criptomoedas e 29% aplicam em rendimentos indexados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI).