CrowdStrike afirma que problema teve origem no sistema que controla qualidade de atualizações
A empresa CrowdStrike, que causou o apagão cibernético global que ocorreu na última sexta-feira, 19 de julho, divulgou na quarta-feira, 24 de julho, um relatório para explicar qual foi a verdadeira razão do incidente ter acontecido.
O erro aconteceu em um mecanismo que verifica a qualidade de atualizações, que afetou o software de segurança no sistema operacional Windows, fornecido pela Big Tech Microsoft. A atualização foi responsável pelo erro conhecido como “tela azul” (Blue Screen of Death).
Esse problema é exibido pelo Windows quando o sistema operacional encontra um problema que o impede de continuar funcionando normalmente.
Relatório de segurança da CrowdStrike
“Para realizar a recuperação, a ferramenta precisa de alguns requisitos mínimos, como ser cliente do Windows em formato 64 bits, ter pelo menos 8 gigabytes (GB) de armazenamento interno livre, além do pendrive que deve ser de no mínimo 1 GB. O comando deve ser realizado por uma conta com privilégios de administrador”, escreveu a empresa no relatório.
O incidente provocou grandes impactos financeiros para a empresa, cujas ações caíram 25% na bolsa de Nova York após o apagão cibernético. O valor equivale a mais de US$ 10 bilhões, com as ações fechando a US$ 65 na quarta-feira, 24 de julho.