Um levantamento da agência classificadora de risco Austin Rating, que compara 118 moedas, mostrou que não é apenas o real que está perdendo valor em relação ao dólar. Contudo, o real ocupa a 5º posição de moeda mais enfraquecida em 2024.
Nesta quarta-feira (3), o dólar estava em queda e a Bolsa de Valores de São Paulo em alta. De acordo com Sérgio Brott, cofundador e diretor-executivo da Dascam Corretora de Câmbio, os sinais de desaceleração no mercado de trabalho dos EUA enfraquece a moeda americana globalmente.
Durante uma reunião entre Haddad, ministro da Fazenda e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta tarde sobre as questões das contas públicas, a cotação voltou a cair. Por volta das 16h, o dólar caia 1,90%, atingindo R$5,55. E a bolsa tinha valorização de 1,23%, chegando a 126.186,73.
No entanto, no acumulado do ano, o dólar se valorizou 17,07% ao compará-lo com o real.
Por que o dólar tem se valorizado tanto frente a outras moedas?
O problema é a inflação nos Estados Unidos e em outros países. Para manter o controle, os governos sobem os juros e isso faz com que a moeda seja desvalorizada. Os países subiram os juros para conter a alta de preços. Nos Estados Unidos, o juro era de 0,25% ao ano em 2021. Agora, está em 5,5%.