Juros altos são um dos “grandes vilões” da inadimplência no Brasil

Taxas de juros elevadas perdem apenas para o desemprego como principal motivo do não pagamento de dívidas

O patamar elevado das taxas de juros no país é a segunda maior razão pela qual os brasileiros deixam de pagar suas dívidas, ficando atrás apenas do desemprego, de acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Acordo Online. Entre os entrevistados, 36% apontaram a falta de trabalho como o motivo da inadimplência, enquanto 18% atribuíram o problema aos juros altos, e 14% à falta de compromisso.

Juros
Inadimplencia é provocada em partes pela alta da Selic- Foto: Reprodução/Canva

Na análise da série histórica, o impacto dos juros se torna ainda mais significativo para os consumidores. Enquanto a influência do desemprego diminuiu, a Selic tem crescido em importância. No ano passado, 41% da população apontava o desemprego como o principal vilão, enquanto os juros afetavam 17%.

Impacto dos juros na inadimplência aumenta, enquanto o desemprego diminui

A redução do desemprego como justificativa para a inadimplência mostra que a recuperação do mercado de trabalho está sendo acompanhada por um aumento na renda dos trabalhadores. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a renda média dos brasileiros era de R$ 3.037 em 2023, subindo para R$ 3.214 neste ano, representando um aumento de 5,8%Esse avanço, de acordo com economistas, é impulsionado pelo crescimento das vagas de emprego formal, que já alcançam cerca de 38 milhões de pessoas.

A taxa de desemprego registrou uma queda em comparação ao segundo trimestre do ano passado, passando de 8% em 2023 (8,64 milhões de pessoas) para 6,9%, o que representa aproximadamente 7,5 milhões de pessoas.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você