Descubra como a assessoria de imprensa pode aumentar a visibilidade da sua marca, atrair mais clientes e melhorar as vendas por meio de mídia espontânea
.A opinião pública influencia significativamente o contexto empresarial, ajudando as empresas a dialogarem de maneira estratégica. Para reforçar essa relação, muitas empresas optam por investir em mídia espontânea, através de uma assessoria de imprensa para ganhar mais visibilidade.
A assessoria de imprensa contribui para que as organizações gerem conteúdos atrativos, que chamem a atenção dos consumidores e investidores e, consequentemente, tenham mais visibilidade e se revertam em vendas, seja de produtos, serviços ou franquias.
Para gerar essa proximidade com o público-alvo, é essencial que os negócios tenham assuntos que proporcionem impacto nas matérias, aumentando a atratividade. “Um exemplo claro disso é quando uma franquia lança um modelo de negócio de baixo investimento inicial, um tema altamente atrativo para investidores que buscam seu primeiro negócio”, comenta Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação, empresa especializada em assessoria de imprensa.
Atratividade para o consumidor
Um dos primeiros públicos atingidos pelas matérias espontâneas em veículos de imprensa são os consumidores. Isso ocorre porque as empresas divulgam assuntos que geram interesse , como promoções, ofertas especiais ou até produtos e serviços gratuitos, ganhando ainda mais visibilidade.
“Para atrair e impactar os leitores, os empreendimentos não podem deixar de divulgar o que estão fazendo em benefício dos consumidores. Uma rede que oferece cursos gratuitos, por exemplo, deve divulgar esse assunto através da assessoria de imprensa em uma mídia espontânea. Esse é um tema totalmente relevante e que gera impacto na sociedade, fazendo com que a empresa seja vista de forma mais positiva, por conta de sua prática em favor social”, detalha Renata.
Dados do setor
Pesquisas de mercado e movimentos que o setor de atuação de determinada empresa realiza no cenário de negócios também geram repercussão, sendo mais nichados e provocativos para empreendedores.
“Mostrar ao mercado que você está inserido em um segmento em alta, com crescimento em receita, número de unidades e empregos, faz com que sua marca se fortaleça, ganhe credibilidade, autoridade e atraia mais investidores”, relata a diretora da Fatos&Ideias.
Cases de sucesso
Outro atrativo para fortalecer a imagem de uma empresa através da mídia espontânea e ganhar mais visibilidade são os cases de sucesso. Essas histórias podem ser sobre o fundador da empresa, franqueados no caso de franquias, funcionários que cresceram dentro do negócio, entre outros temas.
“Histórias de empreendedorismo reforçam ao público que eles também podem conquistar e crescer em uma empresa. Com esse sentimento de identificação, essas pessoas passam a se interessar mais pelo negócio retratado, buscando mais informações sobre produtos, serviços ou formas de investimento”, salienta Brito.
Visibilidade e resultados
Esse cenário reforça a importância de uma assessoria de imprensa para uma empresa, pois o serviço e as estratégias realizadas promovem um impacto direto na sociedade, em diversos âmbitos.
“A estratégia de comunicação fortalece a imagem e a reputação de um negócio perante consumidores e investidores. Ou seja, você está gerando autoridade em toda a comunidade em que atua, obtendo resultados positivos, como novos clientes e possíveis empreendedores”, finaliza Renata.