Com o aumento do consumo de cafés especiais, franquias como a Mr. Black Café se expandem no mercado brasileiro de cafeterias
O café é uma paixão entre os brasileiros, tanto que o país se tornou o maior produtor e exportador mundial de café, além de ser o segundo maior mercado consumidor de bebidas. Tomar café é o combustível para muitas pessoas no dia a dia. O café movimenta a agricultura brasileira, já que este ano são 2,25 milhões de hectares dedicados à cultura do grão, um aumento de 0,8% em relação a 2023.
Além disso, movimenta cafeterias, principalmente quando o foco é qualidade, já que existe uma ampla variedade de tipos de café no mercado.
Cristian Soares Figueiredo abriu uma pequena cafeteria em 2006 em um shopping de Belo Horizonte/MG e anos depois transformou o negócio em uma rede de franquia, o Mr. Black Café Gourmet. Hoje, a marca está presente em seis estados (Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Norte), com 30 unidades e faturamento estimado de R$ 36 milhões para 2024.
Pai e filho
Cristian comandou o empreendimento em parceria com o pai. Ele abandonou a carreira em Ciências da Computação para iniciar o negócio, época em que existiam poucas cafeterias gourmet.
“Os dois primeiros anos foram de muito aprendizado e busca constante por conhecimento. Nas viagens, aproveitou para entender como as cafetarias funcionavam em outras localidades e o que as pessoas procuravam em termos de produtos e ambiente. Descubra novos parceiros até atingir a excelência e o reconhecimento da marca no mercado de cafeterias”, comenta Cristian, CEO da franquia Mr. Black Café.
Transformação em franquia
Cristian transformou o modelo em uma rede de franquias, e em 2012 a Mr. Black Café desenvolveu o sistema de franquias após estruturar completamente o negócio. O empresário lembra que, na época, o setor de cafeterias começou a ganhar destaque no mundo, o que foi decisivo para expandir o negócio para outras localidades além de Belo Horizonte.
Desde 2008, o Mr. Black Café trabalha apenas com cafés especiais de fazendas de Minas Gerais, posição que só se difundiu no mercado a partir de 2014 em outras redes de cafeterias.
“Temos nossa própria indústria de alimentos em Belo Horizonte, que fornece os insumos aos franqueados. A fabricação segue receitas da gastronomia mineira”, afirma Cristian.
Gostinho mineiro
São mais de 40 receitas à base de café quente e gelado, além de acompanhamentos como quiches, empanadas, broa de milho, bolos e croissants. Há também uma linha de sobremesas. Todos os cafés podem ser preparados com leite de aveia para atender ao público com restrições alimentares.
O cappuccino cremoso, com receita exclusiva, é o campeão de vendas na franquia, além do tradicional pão de queijo mineiro, que pode ser servido com recheio, e da torta red Velvet, cuja receita foi trazida de uma confeitaria em Nova York.
“O café servido nas franquias é da nossa própria marca. Temos uma micro torrefação em BH, que compra o café de fazendas já homologadas. A torra é feita artesanalmente e por demanda, garantindo café sempre fresco às lojas, com aroma e sabor no auge. Trabalhamos apenas com cafés especiais, pontuados entre 84 e 86 na tabela da SCA (Specialty Coffee Association). As fazendas fornecedoras estão localizadas em regiões como Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Matas de Minas”, explica o CEO.
Modelos de negócios
Um dos diferenciais do Mr. Black Café é o combo 2 em 1, que regionaliza parte do mix de produtos, mantendo a qualidade e respeitando a cultura regional das franquias.
Existem quatro modelos de negócios para franquias:
Expresso: O quiosque expresso pode ser instalado em shoppings, centros comerciais, prédios, hospitais e faculdades, com áreas entre 8 e 50 metros quadrados. Já a loja express se adequa a shoppings, centros comerciais e ruas com grande fluxo de pedestres, com espaço entre 20 e 50 metros quadrados.
O investimento inicial para ambos os formatos é semelhante, variando de R$ 156.900 a R$ 200 mil, com faturamento bruto mensal de R$ 40 mil, lucro de 20% e retorno entre 24 a 36 meses.
Quiosque para compras: disponível para shoppings e centros comerciais com espaço de 15 a 60 metros quadrados. O investimento inicial vai de R$ 239.900 a R$ 310 mil, com faturamento mensal de R$ 75 mil, lucro de 20% e retorno entre 24 a 36 meses.
Loja de rua ou espaços corporativos: ideal para locais de grande fluxo, como supermercados, faculdades, call centers, estações de metrô e hospitais, com investimento inicial entre R$ 259.900 e R$ 380 mil, faturamento mensal de R$ 75 mil e retorno entre 24 a 36 meses.
Loja para shoppings e aeroportos: disponível para shoppings ou ruas movimentadas, com investimento inicial entre R$ 279.900 e R$ 400 mil, faturamento mensal de R$ 75 mil e retorno do investimento entre 24 a 36 meses.
Perfil do franqueado
Para entrar no mundo das franquias, o candidato deve ter profundidade com o comércio, disposição para investir tempo e capital, interesse no setor de alimentação e atendimento ao público.
“O setor de alimentação é o mais estável no franchising, pois mesmo em crises, o consumo de alimentos é constante. O setor de cafeterias se destaca, já que o consumo de café é relativamente acessível, mesmo em momentos de crise. O mercado de cafeterias no Brasil cresce com o aumento do consumo de cafés de qualidade”, conclui Cristian.
Expansão da rede de franquias
Para abrir uma franquia do Mr. Black Café, a cidade deve ter mais de 200 mil habitantes ou pelo menos um shopping center. A logística também está prevista, principalmente na região Norte.
A franquia possui 25 franquias e cinco lojas próprias, e espera encerrar 2024 com mais 10 unidades. Em 2023, a marca faturou R$ 30 milhões, e a expectativa para 2024 é de R$ 36 milhões.