Confira as redes sociais mais utilizadas nas eleições de 2024

Facebook e Instagram se mantêm como as redes sociais mais populares entre os candidatos deste ano

Nas eleições municipais de 2024, mais de 450 mil candidatos concorrem aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas mais de 5 mil cidades espalhadas pelo país. Do total, 189 mil forneceram os perfis registrados de sites ou redes sociais à Justiça Eleitoral.

Eleições - Vereador
Votos neste ano definirão cargos de prefeito e vereador nos municípios brasileirs – Foto: Reprodução/Assessoria

Segundo pesquisa realizada pelo Nexo Jornal, entre os candidatos, a plataforma mais utilizada para divulgar a campanha é o Instagram, com o registro de 180,2 mil contas, seguido pelo Facebook. Esses números se invertem em relação ao pleito de 2020, que tinha o Facebook na liderança entre os candidatos (182,3 mil, frente a 77,7 mil do Instagram).

Outra grande mudança foi a queda do X, antigo Twitter, nos últimos pleitos. Na eleição de 2010, cerca de 4,3 mil contas foram registradas, sendo a terceira rede mais utilizada. Atualmente, apenas 3,2 mil perfis possuem cadastro no TSE, ocupando a quinta colocação, superado por TikTok e YouTube.

Registro de redes sociais é obrigatório

A legislação eleitoral obriga que os candidatos apresentem os endereços das redes sociais utilizadas durante a disputa. Se conteúdos forem impulsionados, ou seja, se tiverem investimento para alcançar um público maior, e não forem declarados, os candidatos podem sofrer punições.

Redes sociais
Registro no TSE das redes sociais é obrigatório – Foto: Reprodução/Canva

Segundo o TSE, a propaganda eleitoral é permitida em blogs, páginas na internet ou redes sociais das candidatas e dos candidatos, de partidos políticos, de coligações ou de federações, desde que seus endereços sejam informados à Justiça Eleitoral e hospedados, direta ou indiretamente, em provedor estabelecido no Brasil.

A propaganda eleitoral também pode ser realizada por sites de mensagens instantâneas e aplicações de internet assemelhadas, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatas, candidatos, partidos, federações ou coligações, desde que não contratem disparos em massa de conteúdo.

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