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Registro do PIX: novo relatório passa a oferecer informações mais completas sobre as chaves

O usuário pode realizar o monitoramento de todas as chaves Pix para prevenir fraudes.

A partir desta terça-feira (2), os usuários do Pix, sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), terão mais facilidade para consultar informações e evitar fraudes. O Registrato, página do BC que fornece as relações do cidadão com instituições financeiras, agora oferece um relatório extra com o histórico de chaves, inclusive as excluídas.

Além do relatório simplificado, que já estava disponível, o cidadão poderá emitir o relatório completo. A versão ampliada do documento fornecerá não apenas as informações sobre as chaves atuais, mas também o histórico de todas as chaves já utilizadas e excluídas pelo usuário, informando a data e a hora de exclusão. O relatório completo estará disponível no Registrato em até dois dias úteis a partir do pedido.

O BC também ampliou as informações presentes no relatório simplificado. Agora, o documento inclui a hora exata da criação da chave Pix e uma coluna com a situação de cada chave: ativa, bloqueada judicialmente, em reivindicação de posse e em portabilidade.

No caso da chave em reivindicação de posse, ocorre quando o usuário solicita a posse de uma chave cadastrada no nome de outra pessoa, o que frequentemente ocorre com chaves de números de telefone que mudaram de dono. Já na portabilidade, o correntista transfere a chave para outra instituição financeira. Em ambos os casos, a situação será descrita como “em reivindicação de posse ou em portabilidade”.

Essas novidades permitem que o cidadão identifique eventuais tentativas de fraude utilizando chaves criadas em seu nome. Para ter acesso aos dois relatórios de chaves Pix e a outros relatórios do Registrato, o cidadão deve ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br.

Entenda o passo a passo para acessar

Para acessar o relatório completo das chaves Pix no Registrato, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Registrato utilizando sua conta gov.br;
  2. Clique na aba “Relatórios”;
  3. Selecione a opção “Pix”;
  4. Escolha a opção de relatório “completo”;
  5. Clique em “gerar relatório”;
  6. Aguarde até dois dias úteis para que o documento seja processado;
  7. Após o prazo, retorne ao Registrato;
  8. Procure pela opção de download do relatório em PDF.

Certifique-se de seguir estas etapas conforme descritas.

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