A bandeira vermelha não era acionada pela Aneel no país desde 2021, quando operava em bandeira verde desde então
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, na última quarta-feira, 4 de setembro, que a bandeira tarifária da conta de luz será a vermelha patamar 1 e não mais a patamar 2, como havia sido anunciado na sexta-feira, 30 de agosto. Segundo a agência, a redução do patamar da bandeira ocorreu após a correção de informações do Programa Mensal de Operação (PMO), sob responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS).

“Diante dessa alteração, a Aneel solicitou à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) a avaliação das informações e o recálculo dos dados, o que indicou o acionamento da bandeira vermelha patamar 1”, diz a nota.
Mudança de bandeira pela Aneel
Na bandeira tarifária atual, serão cobrados R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora consumidos, e não mais os R$ 7,877 a cada 100 kWh previstos no patamar 2 da bandeira vermelha.
A agência confirmou também a definição de que serão instaurados processos de fiscalização para auditar os procedimentos dos agentes envolvidos na definição do PMO e no cálculo das bandeiras.