[anhembi_header_banner]

Conta de luz ficará mais barata em outubro com mudança na bandeira tarifária

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última sexta-feira, 26 de setembro, que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 será aplicada na conta de luz durante o mês de outubro. A decisão representa uma redução na cobrança extra, em comparação aos meses de agosto e setembro, quando estava em vigor a bandeira vermelha patamar 2 — a mais cara do sistema.

Aneel reduz bandeira de cobrança  da conta de luz
Com a mudança, a tarifa adicional nas contas de energia será de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos | Foto: Reprodução / Canva

No patamar 2, o valor cobrado era de R$ 9,49 para a mesma quantidade de energia. Ou seja, os consumidores vão sentir um alívio na conta de luz, mesmo que ainda haja cobrança extra.

Segundo a Aneel, a redução foi possível apesar da continuidade do período seco, que ainda afeta os níveis dos reservatórios das hidrelétricas. A diminuição no custo adicional indica uma melhora leve nas condições de geração de energia, embora o cenário ainda exija cuidados.

Custo ainda elevado

Mesmo com a redução, a cobrança extra indica que os custos para gerar eletricidade continuam acima do normal. O motivo principal é o baixo volume de chuvas em várias regiões do país, o que reduz a capacidade das hidrelétricas, a principal fonte de energia no Brasil.

Com isso, o sistema elétrico precisa acionar as usinas termelétricas, que usam combustíveis fósseis e têm custo de operação mais alto. Esses gastos são repassados para os consumidores por meio das bandeiras tarifárias.

A Aneel também destacou que, apesar do crescimento das fontes renováveis, como a energia solar, elas não são suficientes para atender toda a demanda.

Sugestões para você

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal