A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última sexta-feira, 26 de setembro, que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 será aplicada na conta de luz durante o mês de outubro. A decisão representa uma redução na cobrança extra, em comparação aos meses de agosto e setembro, quando estava em vigor a bandeira vermelha patamar 2 — a mais cara do sistema.

No patamar 2, o valor cobrado era de R$ 9,49 para a mesma quantidade de energia. Ou seja, os consumidores vão sentir um alívio na conta de luz, mesmo que ainda haja cobrança extra.
Segundo a Aneel, a redução foi possível apesar da continuidade do período seco, que ainda afeta os níveis dos reservatórios das hidrelétricas. A diminuição no custo adicional indica uma melhora leve nas condições de geração de energia, embora o cenário ainda exija cuidados.
Custo ainda elevado
Mesmo com a redução, a cobrança extra indica que os custos para gerar eletricidade continuam acima do normal. O motivo principal é o baixo volume de chuvas em várias regiões do país, o que reduz a capacidade das hidrelétricas, a principal fonte de energia no Brasil.
Com isso, o sistema elétrico precisa acionar as usinas termelétricas, que usam combustíveis fósseis e têm custo de operação mais alto. Esses gastos são repassados para os consumidores por meio das bandeiras tarifárias.
A Aneel também destacou que, apesar do crescimento das fontes renováveis, como a energia solar, elas não são suficientes para atender toda a demanda.