A produção agrícola brasileira deve encolher em 2026 após atingir um recorde histórico em 2025. O segundo prognóstico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar 335,7 milhões de toneladas, uma redução de 3% em relação às 345,9 milhões de toneladas estimadas para 2025, que foi o maior volume já registrado para um mês de novembro na série do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA).

Por que a safra vai cair em 2026?
O recuo projetado pelo IBGE confirma o cenário preliminar divulgado em outubro e reflete, principalmente, a expectativa de menor rendimento de algumas culturas essenciais. O milho será o principal responsável pela retração: a produção deve diminuir 6,8%, o equivalente a 9,6 milhões de toneladas a menos. O cereal tem grande importância para a alimentação animal, a indústria e a formação de preços no atacado.
Quando o milho fica mais escasso, os efeitos costumam se espalhar para vários setores, chegando até o consumidor final.
O levantamento também indica reduções para o sorgo, o arroz, o algodão herbáceo, o trigo e o feijão da primeira safra. Esses produtos compõem parte central da alimentação e da cadeia industrial brasileira. Para o arroz, por exemplo, a queda estimada é de 8%, cerca de 1 milhão de toneladas. Em um país onde o alimento é base da dieta, reduções dessa magnitude podem pressionar preços em determinados períodos do ano.
No caso do feijão da primeira safra, a perda estimada é de 3,5%, algo que também pode gerar oscilação no mercado, já que o produto tem forte sensibilidade climática e costuma reagir rapidamente a alterações na oferta.
O algodão herbáceo, usado principalmente pela indústria têxtil, deve perder 11,6% da produção, enquanto o trigo pode recuar 4%. Embora o Brasil ainda dependa de importações para suprir o consumo interno de trigo, a queda da produção nacional pode elevar despesas das indústrias e impactar o preço de derivados como pães e massas.
Culturas que seguem em destaque
Apesar da queda geral, a soja permanece como carro-chefe do agronegócio brasileiro. A projeção para 2026 é de 166 milhões de toneladas, mantendo o país como um dos maiores produtores globais. Isso não significa que o setor ficará imune a desafios, mas mostra que a oleaginosa continua sustentando boa parte do desempenho agrícola nacional.
Para o milho, mesmo com a queda, a produção total prevista, de 141,6 milhões de toneladas, segue robusta, pois inclui as duas safras anuais: 25,8 milhões de toneladas da primeira safra e 115,9 milhões de toneladas da segunda. A segunda safra, chamada de safrinha, permanece como a principal força produtiva do cereal no Brasil.
Como a área plantada ajuda a explicar o cenário?
Embora a produção total prevista para 2026 seja menor, a área colhida deve crescer 0,9%, alcançando 82,3 milhões de hectares. Isso significa que os agricultores continuam plantando mais, mas enfrentam condições que podem reduzir o rendimento, como clima desfavorável ou recuo de produtividade.
O IBGE destaca que a área destinada ao milho deve aumentar 1,5%, o equivalente a 336,6 mil hectares, o que mostra que produtores seguem apostando na cultura. A soja permanece estável, enquanto o algodão herbáceo, o arroz e o feijão da primeira safra apresentam recuos na área de plantio.
Essa combinação de mais área, mas menor produção, indica que o desafio para 2026 está menos relacionado ao esforço dos produtores e mais às condições de clima e rendimento.
Efeitos para o bolso, para o mercado e para o país
A queda da safra não significa, automaticamente, que os preços dos alimentos vão subir. Porém, o risco de pressão inflacionária aumenta quando a produção nacional diminui. Itens como arroz, feijão e milho influenciam diretamente o custo da cesta básica e da alimentação fora de casa.
Qualquer variação relevante pode ser sentida pela população, especialmente nos períodos de entressafra.
Para o campo, uma safra menor pode afetar a renda de produtores, reduzir a movimentação em regiões agrícolas e alterar a demanda por crédito rural. Já para o governo e o mercado financeiro, a projeção de queda serve de alerta para monitorar estoques, abastecimento interno e possíveis impactos sobre a inflação.


