O Happy City Index analisa o nível de qualidade de vida em diversos lugares do mundo e classificou uma cidade na Dinamarca como a mais feliz
Determinar se uma pessoa é feliz já é uma tarefa difícil, dado que o conceito é bastante subjetivo. Avaliar a felicidade de uma cidade inteira é ainda mais complicado. Para criar esse ranking, o Happy City Index analisou diversos fatores para entender a qualidade de vida e o nível de felicidade de uma cidade.
No estudo, foram estabelecidos cinco critérios principais para classificar as cidades mais felizes: cidadãos, gestão pública, ambiente, economia e mobilidade.
Qual é a cidade mais feliz do mundo?
No levantamento de 2024, a Europa dominou as 20 primeiras posições do ranking, com 19 cidades, e a que ficou no topo da lista foi Aarhus, a segunda maior cidade da Dinamarca. Embora não seja tão conhecida quanto a capital Copenhague (que ficou em 8º lugar no ranking), Aarhus já possui a fama de “cidade dos sorrisos.”
Esse apelido decorre da alegria que as pessoas sentem em pertencer à cidade, graças à sua localização única em meio às colinas.
Zurique, na Suíça, ficou na segunda posição, Berlim em terceiro, Gotemburgo em quarto e Amsterdã em quinto. A única cidade fora da Europa a figurar entre as 20 primeiras foi Minneapolis, nos Estados Unidos.
Confira o ranking das cidades mais felizes do mundo:
- Aarhus – Dinamarca
- Zurique – Suíça
- Berlim – Alemanha
- Gotemburgo – Suécia
- Amsterdã – Países Baixos
- Helsinque – Finlândia
- Bristol – Inglaterra
- Copenhague – Dinamarca
- Genebra – Suíça
- Munique – Alemanha
- Estocolmo – Suécia
- Roterdã – Países Baixos
- Oulu – Finlândia
- Viena – Áustria
- Edimburgo – Escócia
- Reiquiavique – Islândia
- Aalborg – Dinamarca
- Minneapolis – EUA
- Basileia – Suíça
- Ålesund – Noruega