Pesquisa aponta que o valor é um fator fundamental no momento de consumir
O consumidor brasileiro está cada vez mais atento às mudanças nos preços dos produtos no varejo e, com isso, adapta seus hábitos para comprar mais pagando menos. Essa tendência foi identificada em um estudo da Neogrid, em parceria com a Opinion Box. Na pesquisa, 65% dos entrevistados afirmaram que o preço é o fator decisivo na hora de comprar.
A pesquisa “Hábitos de Compra no Varejo Alimentar”, realizada entre junho e julho deste ano, revela que 82% dos entrevistados deixaram de comprar algum item no supermercado devido ao preço nos primeiros seis meses do ano.
Os dados mostram que, além do custo, 65,7% dos consumidores consideram promoções e descontos, enquanto 63% citam outros fatores como cruciais no momento da compra.
Consumidores acompanham itens específicos
Outro aspecto importante é que 83% dos participantes da pesquisa acompanham as promoções de itens específicos que desejam comprar, e 84% tendem a adquirir mais produtos quando percebem que o preço está mais baixo nas prateleiras. O levantamento também destaca quais os principais itens que se tornaram mais escassos nos carrinhos dos consumidores no primeiro semestre.
O principal produto deixado de lado foi o azeite, com 54,8% dos respondentes afirmando ter reduzido o consumo. Uma estimativa da Neogrid mostra que o preço médio por unidade do produto subiu 19,8% em julho, em comparação com o início do ano.
Em seguida, aparecem as carnes, com 41,3%, e legumes, verduras e frutas, com 24,4%. Entre os participantes, 80% dos brasileiros não estão satisfeitos com os preços que pagam nas compras de supermercado.