Promoções trazem retenção de clientes, o que, consequentemente, gera maior lucro as empresas
Quem não ama uma promoção, não é mesmo? Para entender melhor quem são os públicos que não resistem a uma oferta, a agência de marketing MKT House realizou a pesquisa Deu Match. O estudo apontou que 97% dos 1.023 entrevistados disseram gostar de promoções. Realizar ofertas é uma maneira eficaz de conquistar novos clientes e aumentar as vendas a curto prazo.
Além disso, a realização de ofertas aumenta o faturamento da empresa e também é uma ótima estratégia para se livrar de estoques antigos e fidelizar clientes que já aderiram à marca.
Diferença entre desconto e promoção
Para entender melhor o universo das promoções, é importante diferenciar desconto de promoção. Kerolaine Malafaia, do time de marketing da Touti, franquia de cosméticos, explica a diferença entre os dois conceitos:
“O desconto se refere à redução no preço original de um produto ou serviço, geralmente aplicada no momento da compra. Já a promoção é uma estratégia de marketing que pode incluir descontos, ofertas, entre outras ações para atrair e engajar clientes.”
As empresas podem oferecer diversos tipos de promoções, dependendo do objetivo que buscam alcançar. Descontos simples podem ser usados caso a marca precise fazer liquidações rápidas para eliminar algum estoque, já que essa estratégia oferece uma redução direta no preço. Outra técnica para eliminar estoques é a promoção estilo “compre um, leve outro”, pois incentiva a compra em volume. Oferecer brindes e produtos gratuitos com a compra também ajuda a introduzir novos produtos aos clientes.
Uma outra estratégia muito usada pela franquia é o desconto progressivo, onde há redução do valor da compra conforme o número de produtos comprados. Por exemplo, um produto terá 0% de desconto, dois produtos terão 5% de desconto, três produtos terão 10% de desconto, e assim sucessivamente. É um ótimo método para aumentar o ticket médio e incentivar o cliente a comprar mais.
Vantagens das promoções
Kerolaine destaca que esse tipo de desconto ajuda a aumentar o valor médio do pedido, reduz o estoque mais rapidamente e atrai novos clientes por conta das ofertas. Devido à tendência de levar mais produtos, o franqueado acaba aumentando as vendas e faturando mais.
Além dessas vantagens, usar descontos progressivos ajuda a fidelizar os clientes, aumentando assim os lucros. Uma pesquisa feita pela Bain & Company, uma empresa de consultoria global, apontou que um aumento de 5% na retenção de clientes gera um aumento de 25% no lucro da empresa, mostrando a força e a importância da fidelização.
A Touti conseguiu aumentar seu lucro com esse método, ao elevar o ticket médio das compras, atrair maior volume de clientes que estavam em busca de uma boa promoção, fidelizar compradores através de ofertas contínuas e atrativas e utilizar campanhas de marketing digital eficazes para promover a estratégia.
Cuidados
É importante lembrar que o empresário deve tomar alguns cuidados ao realizar promoções com muita frequência, já que isso pode afetar a percepção dos valores reais dos produtos e fazer com que a marca fique desvalorizada. “Realizar promoções com muita frequência pode ser prejudicial, pois pode desvalorizar a percepção dos produtos, acostumar os clientes a só comprar com descontos e afetar a margem de lucro da empresa.”
Garantir que haja estoque suficiente para atender à demanda gerada pela promoção, verificar se os descontos não estão comprometendo a margem de lucro e evitar que os clientes percebam descontos frequentes nos produtos são atitudes a serem tomadas para evitar prejuízos.
Como colocar isso em prática?
Para realizar boas promoções é necessário muito planejamento. Primeiro, é preciso criar a estratégia, definir as faixas de desconto, calcular a margem de lucro para garantir a sustentabilidade e treinar a equipe de vendas para comunicar a oferta de forma eficaz.
O digital também desempenha um papel crucial. Para alcançar um público ainda mais fiel às ofertas, é necessário investir em marketing digital, realizando campanhas de anúncios pagos nas redes sociais, enviando e-mails marketing personalizados para os clientes, além de criar posts engaaadores nas redes sociais e apostar em banners e pop-ups no site para chamar a atenção.