Dia das Crianças: veja dicas de como evitar compras acidentais em aplicativos

Confira algumas dicas essenciais para proteger seus filhos de compras online indesejadas durante o Dia das Crianças e manter sua segurança digital

Com o Dia das Crianças se aproximando, a internet torna-se um verdadeiro mar de ofertas com produtos irresistíveis para meninos e meninas. São brinquedos pequenos, grandes, físicos ou, até mesmo, digitais que encantam os olhos e os fazem querer tudo o que veem pela frente. Muitos deles têm fácil acesso a dispositivos digitais, como celulares e tablets, onde são bombardeados por propagandas diretas e indiretas.

Dia das Crianças
É comum que crianças façam compras onlines indesejadas ao acessarem a internet | Foto: Reprodução/Canva

No entanto, esse acesso facilitado pode causar muitas situações inesperadas para os pais, como quando os pequenos fazem compras em aplicativos, mesmo que sem querer, seja usando cartões cadastrados ou por meio de pix.

Compras inesperadas podem acontecer

Isso ocorre, por exemplo, quando um jogo solicita uma compra dentro da própria plataforma ou ao clicarem em algum anúncio, mesmo que apenas por curiosidade.

“Essas situações são mais comuns do que parecem, já que as crianças começam a ter acesso aos dispositivos digitais cada vez mais cedo. Por isso, é necessário que os pais lembrem-se de que, embora os filhos saibam mexer em um celular, eles ainda são imaturos para entenderem as complicações advindas das compras online. Dependendo da idade, eles sequer entendem o conceito de pagar por algo”, alerta o perito em crimes digitais, Wanderson Castilho.

Por isso, algumas medidas são necessárias para garantir que as crianças naveguem pela internet de forma segura e, principalmente, sem comprometer o orçamento da família. “Para as crianças mais velhas, os pais precisam conversar e explicar os riscos de estar online. Isso vale para tudo, desde golpes às compras por acidente”, diz Castilho.

Evite compartilhar informações pessoais

O perito ressalta que nenhuma informação pessoal (das crianças ou de nenhum familiar) deveria estar salva em aparelhos usados pelos pequenos, já que muitos criminosos direcionam suas ações online para atingir crianças, pois sabem que é mais fácil extrair informações delas devido à inocência natural da idade.

“O uso de senhas fortes que só os responsáveis conheçam também é indicado, mas pode ser perigoso caso a opção ‘salvar senha’ esteja ativada”, ressalta o perito. Portanto, é preferível digitar todos os dados e senhas manualmente a cada nova compra online, em vez de deixar as informações armazenadas automaticamente. Isso garante maior segurança e evita que compras indesejadas sejam feitas por engano.

E como recuperar o prejuízo caso a compra já tenha sido realizada?

Contudo, se a compra já foi realizada, não se preocupe, você não está sozinho. Muitos pais enfrentam esse problema e, felizmente, existem maneiras de lidar com a situação. Segundo Wanderson, o primeiro passo é identificar as compras na fatura do cartão (ou no extrato do banco, caso seja pix), anotar o valor, a data e a origem das transações.

Depois, entre imediatamente em contato com o suporte ao cliente da empresa responsável, pois muitas oferecem o reembolso se o erro for relatado rapidamente. 

Caso a companhia não resolva o problema, notifique a operadora do cartão sobre as compras não autorizadas. Muitas delas têm políticas específicas para lidar com situações como essas e podem reembolsar os valores.

Como surgiu o Dia das Crianças?

O Dia das Crianças foi criado no Brasil em 1924, por iniciativa do deputado federal Galdino do Valle Filho. A data foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, que instituiu o dia 12 de outubro como celebração dedicada às crianças.

No entanto, a comemoração só se tornou popular nos anos 1960, quando a fabricante de brinquedos Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson, lançou uma campanha de marketing para promover a data, associando-a à venda de brinquedos. Essa ação impulsionou a popularização do Dia das Crianças no país, transformando-o em uma tradição anual.

Hoje, além do Brasil, outros países também têm suas próprias datas para celebrar a infância, como o Dia Universal da Criança, instituído pela ONU e comemorado em 20 de novembro. No Brasil, o Dia das Crianças coincide com o feriado religioso de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país, o que torna a data ainda mais especial.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você