Crescimento de fraudes no comércio online aumenta 40% em 2024

As fraudes no mercado de vendas online subiram 40% em 2024, com destaque para golpes via dispositivos móveis

Segundo o censo da Fraude da Equifax BoaVista, durante o horário comercial, das 12 horas às 17h59, o número de tentativas de golpe no mercado de vendas online cresceu 40% no primeiro semestre de 2024.

Fraudes
Golpes on-line crescem no horário comercial | Foto: Reprodução/Canva

O censo mostra que 75% dos crimes foram cometidos por meio de aparelhos móveis, enquanto por computadores 25%. Durante a noite, 18h à meia-noite, o percentual segue em 32%. Já na madrugada as fraudes caíram de 8% em 2023 para 6% em 2024.

Fraudes por região

A região Sudeste concentra 63% das tentativas de golpe, sendo que São Paulo e Rio de Janeiro representam 50% delas. Em São Paulo, a alta foi de 40% para 41%, enquanto no Rio houve uma queda de 15% para 11%. No Sul, houve aumento de 11%, enquanto no Norte a taxa foi de 6%, a menor do país.

O censo antifraude da Equifax BoaVista, entre janeiro e junho de 2024, evitou débitos de R$ 4 bilhões, de um valor total de R$ 36 bilhões em transações on-line realizadas.

Crimes cibernéticos

Uma pesquisa do DataSenado e Nexus revelou que quatro em cada 100 brasileiros perderam dinheiro devido a crimes cibernéticos, colocando o Brasil em segundo lugar no ranking mundial de fraudes bancárias, atrás apenas da China. No entanto, existem maneiras de evitar ser a próxima vítima.

Hoje em dia, é raro encontrar pessoas que paguem com dinheiro em espécie, ou popularmente conhecido como dinheiro “vivo”, especialmente em grandes centros urbanos. Segundo o relatório Instrumentos de Pagamento – Dados Estatísticos 2023, do Banco Central, 82% das transações financeiras no Brasil são realizadas por meio de celulares. Além disso, o Pix foi o segundo meio mais utilizado para pagamentos em 2023, representando 39% das transações, enquanto os cartões (crédito, débito e pré-pago) lideram com 41%.

À medida que o uso de pagamentos digitais aumenta, o número de vítimas de crimes cibernéticos também cresce. Michele Nogueira, cientista da computação, afirma que vivemos em uma época de crescimento acelerado das ameaças à segurança digital, com ataques sofisticados e de alcance global.

Aumento nos últimos 5 anos

Dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), apontam que, em cinco anos, o número de pessoas suspeitas de crimes financeiros no país disparou. Em 2019, aproximadamente 300 mil pessoas foram identificadas nos Relatórios de Inteligência Financeira. No ano passado, o número de pessoas envolvidas atingiu 3,3 milhões de pessoas. Entre os meses de janeiro e agosto, houve um novo aumento: 3,4 milhões.

Segundo levantamento do Coaf, entre 2014 e 2023, houve um aumento de 420% no número de Relatórios de Inteligência Financeira produzidos pelo órgão. Em 2014, foram 3.178 relatórios, enquanto no ano passado o número alcançou 16.411.

Como se prevenir de fraudes digitais? 

Se prevenir de fraudes digitais é essencial para proteger seus dados e finanças. Aqui estão algumas dicas importantes:

  1. Senhas fortes: use senhas complexas, combinando letras, números e símbolos. Evite reutilizar senhas em diferentes contas.
  2. Autenticação em dois fatores: ative a autenticação em dois fatores (2FA) sempre que possível. Isso adiciona uma camada extra de segurança às suas contas.
  3. Atualizações regulares: mantenha seus dispositivos, softwares e aplicativos atualizados para corrigir vulnerabilidades de segurança.
  4. Cuidado com e-mails e links suspeitos: Evite clicar em links ou abrir anexos de e-mails de remetentes desconhecidos. Fraudes de phishing são comuns e disfarçam-se como mensagens legítimas.
  5. Conexões Seguras: evite usar redes Wi-Fi públicas para acessar informações sensíveis. Prefira redes seguras ou utilize uma VPN.
  6. Monitore as Contas: verifique regularmente extratos bancários e de cartões de crédito para identificar transações suspeitas rapidamente.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você