Ansiedade do consumo

Viver finanças é viver planejamento. No entanto, quando o assunto envolve carros, viagens e festas, muitas vezes agimos por impulso. Mas será que deveríamos? O início do ano sempre traz desafios financeiros, e é nesse momento que, se não houver um planejamento prévio, precisamos praticar o “não”.

Se a ideia é viajar no carnaval ou aproveitar as férias familiares em 2025, já está na hora de planejar 2026. O resultado? Mais diversão com menor custo. Na troca de carro, o planejamento pode permitir o pagamento à vista ou a escolha de um consórcio, especialmente considerando as atuais taxas do mercado de seminovos. Em muitos casos, buscar alternativas com taxa zero para veículos novos pode ser a melhor estratégia.

O segredo do equilíbrio financeiro é simples: viva o hoje, mas planeje sempre para o futuro | Foto: Reprodução/ Canva

Os mais organizados aplicam o ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Agir), uma metodologia de gestão que também pode ser utilizada no equilíbrio financeiro. No dia a dia, isso significa:
• Planejar (Plan): Definir metas financeiras e prioridades a curto, médio e longo prazo;
• Fazer (Do): Executar o planejamento, controlando gastos e evitando compras impulsivas;
• Checar (Check): Avaliar periodicamente se as finanças estão no caminho certo;
• Agir (Act): Corrigir rotas quando necessário, ajustando o orçamento para alcançar os objetivos.

O segredo do equilíbrio financeiro é simples: viva o hoje, mas planeje sempre para o futuro. Os mais atentos vão além: organizam o cardápio da família com base nos preços dos suprimentos, avaliam quando o uso de aplicativos de transporte é mais vantajoso do que manter um carro próprio e até programam a compra de roupas seguindo a lógica da inversão das estações.

Educação financeira vai além do bolso – é também bem-estar e saúde mental. Monte seu planejamento da forma que melhor se adapte à sua realidade. O importante é organizar as finanças familiares, afinal, o sobe e desce do dólar não é apenas uma notícia; é um alerta de que planejar deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade para os brasileiros.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você