As famílias brasileiras vão continuar pagando mais caro na conta de luz durante o mês de setembro, com bandeira vermelha. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável por regular e fiscalizar o setor elétrico no país, anunciou que vai manter a bandeira tarifária vermelha no patamar 2, que é o nível mais alto do sistema de bandeiras.

O cálculo pode parecer complicado, mas, em resumo, quanto mais energia uma casa consome, maior será o peso desse acréscimo no bolso.
Por que a conta continua mais cara?
Segundo a Aneel, a principal razão é a falta de chuvas. O Brasil depende muito das usinas hidrelétricas, que funcionam com a água acumulada nos reservatórios. Como o período recente foi de chuvas abaixo da média, os reservatórios não estão cheios o suficiente para gerar energia de forma abundante e barata.
Com pouca água disponível, é preciso ligar as usinas termelétricas, que produzem energia queimando combustíveis, como óleo e gás natural. Esse tipo de geração é bem mais caro. Por isso, a conta de luz fica mais pesada para todo mundo.
Em agosto, já estava em vigor a bandeira vermelha 2. No mês anterior, julho, a cobrança era um pouco menor, com a bandeira vermelha no patamar 1. Isso mostra que a situação de falta de chuvas não melhorou e continua pressionando os custos.