[anhembi_header_banner]

Aneel anuncia mais um mês em bandeira vermelha 2

As famílias brasileiras vão continuar pagando mais caro na conta de luz durante o mês de setembro, com bandeira vermelha. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável por regular e fiscalizar o setor elétrico no país, anunciou que vai manter a bandeira tarifária vermelha no patamar 2, que é o nível mais alto do sistema de bandeiras.

Conta de luz com bandeira vermelha 2
Os consumidores vão pagar um valor adicional de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) usados | Foto: Reprodução / Canva

O cálculo pode parecer complicado, mas, em resumo, quanto mais energia uma casa consome, maior será o peso desse acréscimo no bolso.

Por que a conta continua mais cara?

Segundo a Aneel, a principal razão é a falta de chuvas. O Brasil depende muito das usinas hidrelétricas, que funcionam com a água acumulada nos reservatórios. Como o período recente foi de chuvas abaixo da média, os reservatórios não estão cheios o suficiente para gerar energia de forma abundante e barata.

Com pouca água disponível, é preciso ligar as usinas termelétricas, que produzem energia queimando combustíveis, como óleo e gás natural. Esse tipo de geração é bem mais caro. Por isso, a conta de luz fica mais pesada para todo mundo.

Em agosto, já estava em vigor a bandeira vermelha 2. No mês anterior, julho, a cobrança era um pouco menor, com a bandeira vermelha no patamar 1. Isso mostra que a situação de falta de chuvas não melhorou e continua pressionando os custos.

Sugestões para você

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal