Pix: Sistema de devolução de dinheiro após golpes passará por melhorias em 2025, diz Febraban

Atualização da ferramenta “anti golpe” do Pix, irá permitir que mais contas de criminosos sejam vasculhadas

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, anunciou nesta quinta-feira, 14 de junho, que ambas as entidades estudam a melhoria do Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso utilizado para facilitar as devoluções em caso de fraudes por meio do Pix. O projeto foi batizado de MED 2.0, e o desenvolvimento das melhorias deve iniciar ainda em 2024 e ser implementado em 2025.

Pix
Prédio do Banco Central em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Como funciona o MED atual em caso de golpe no PIX?

Hoje em dia, quando um cliente é vítima de uma fraude, ele tem até 80 dias para fazer uma reclamação nos canais de atendimento da instituição financeira que está cadastrada na chave Pix. Assim que a ocorrência é registrada, é feito um bloqueio na conta do recebedor, para que, se constatada a fraude, os recursos sejam devolvidos para a vítima.

No fluxo realizado pelas instituições, a notificação da infração permite que apenas a primeira conta do recebedor seja bloqueada, ou seja, apenas na primeira camada em que houve o envio do dinheiro. A ideia da Febraban é que esse bloqueio aconteça em diversas outras camadas de triangulação do recurso, o que foi aceito pelo Banco Central.

“Já observamos que os criminosos espalham o dinheiro proveniente de golpes e crimes em várias contas de forma muito rápida e, por isso, é importante aprimorar o sistema para que ele atinja mais camadas. A Febraban acredita que o MED 2.0 será um grande avanço para a prevenção e combate a golpes e fraudes e possibilitará também maior êxito no bloqueio e recuperação de valores”, avalia Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Como usar o MED?

Caso seja vítima de algum golpe, a Febraban preparou um passo a passo para ensinar o uso do MED:

  1. Ao perceber que foi vítima de um golpe, o cliente deve entrar em contato com seu banco, através do aplicativo ou pelos canais oficiais, e acionar o MED.
  2. O banco irá avisar a instituição do suposto golpista e esta irá bloquear o valor que estiver disponível em sua conta.
  3. O caso será analisado. Se concluírem que não houve fraude, o recebedor terá os recursos desbloqueados. Se for fraude, o cliente receberá o dinheiro de volta, a depender do montante disponível na conta do golpista.
  4. O MED também pode ser utilizado quando existir falha operacional no ambiente Pix de sua instituição, por exemplo, quando ela efetua uma transação em duplicidade.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você